Missão JRA Rock in Rio 2024 | Impressões Pessoais
Grupo 1: Gustavo Santos, Francisco Nascimento, João Pedro Costa

14 e 15 de junho de 2024

No primeiro dia em Lisboa foi muito interessante poder visitar o recinto do Rock in Rio antes da sua abertura oficial, pois tudo estava vazio. No primeiro dia do evento, gostámos bastante das atrações do evento, nomeadamente da Roda Gigante, e de alguma música dos concertos do dia. Foi interessante poder andar pelo recinto do RiR à procura de informações úteis para as nossas reportagens, e ter a oportunidade de fazer entrevistas a diversas pessoas e compreender a dinâmica do grupo.

Além disso, tivemos a oportunidade de trabalhar nas primeiras reportagens, aprender um pouco mais sobre o que cada um é melhor a fazer dentro da dinâmica de equipa e unir esses pontos fortes para tornar as reportagens mais eficazes e completas. As únicas partes negativas foram a sobrelotação dos transportes e do recinto, o que dificultou o acesso a alguns locais necessários para a reportagem. Ainda, dormir com mosquitos não é a melhor sensação, mas, tirando isso, tem sido fantástico.

Todos retiramos experiências inesquecíveis, em termos de relações interpessoais, resolução de problemas e ganho de soft skills. 


16 e 17 de junho de 2024

O terceiro dia iniciou-se com a realização das reportagens do dia anterior, em que o trabalho em equipa foi muito produtivo. Logo de seguida tivemos a oportunidade de “ir para o terreno” do Rock In Rio Lisboa, onde pudemos, não só tirar as fotografias que precisávamos para terminar as reportagens planeadas durante a manhã, como também, realizar algumas entrevistas com responsáveis de stands, onde aprendemos um pouco mais sobre a sustentabilidade, à luz da realidade dos responsáveis pela entidades parceiras do festival. 

A partir de uma certa hora, mais à noite, tivemos a oportunidade de ver os concertos realizados, destacando os concertos do Jão, que apesar de não conseguirmos ver tudo de uma perspectiva tão próxima, gostámos bastante da energia do concerto, destacando também o concerto da Banda Capitão Fausto que trouxe uma das melhores performance da noite. E, por último, elogiamos bastante o concerto do Ed Sheeran que tivemos a oportunidade de ver bastante de perto.

Para nós, toda a logística foi muito boa, desde a acomodação ao local onde dormimos e comemos, até à dinâmica de mobilidade até ao recinto do Rock in Rio Lisboa. Destacamos apenas um ponto negativo, que foi a visita inesperada de alguns bichos que foram um pouco desagradáveis. 

Também elogiamos todo o staff presente da ABAAE por toda a sua disponibilidade e atenção, ao longo de toda a missão no Rock in Rio Lisboa 2024, deixando o nosso sincero agradecimento por tudo!

Grupo 2: Inês Nunes, Filipe Correia, Vasco Isidoro

14 de junho de 2024

Chegados ao Colégio Valsassina, almoçámos e assistimos a uma apresentação sobre como fazer uma reportagem e fizemos diversos quebra-gelo para nos conhecermos.

Saímos para o recinto via metro-shuttle. As primeiras impressões foram positivas, tendo em conta o recinto maior e mais amplo que em edições passadas. Consideramos um destaque o terreno plano, que contrasta com o anfiteatro natural da anterior localização. Entrevistámos três responsáveis do Rock in Rio Lisboa – Gabriela Cunha (Coordenadora de Sustentabilidade), Thiago Matos (Coordenador de Acessibilidade) e Roberta Medina (Presidente do Rock in Rio Lisboa). Adicionalmente, entrevistámos Nuno Lages, assessor da marca de restauração Hoy! e John Guillermo, responsável pela School of Rock Portugal. Fomos ainda conhecer o espaço All Experience. O dia terminou com um jantar numa tasca lisboeta e regresso ao colégio, onde ainda aproveitámos para conviver.


15 de junho de 2024

A manhã foi passada a escrever e documentar o dia anterior: fotorreportagem de acessibilidade e artigo sobre a sustentabilidade na área da restauração.
A viagem para o recinto foi mais atribulada, os shuttles eram insuficientes e acabámos por apanhar o comboio até Sacavém. 

A tarde foi passada no recinto a fotografar e entrevistar o público na secção de mobilidade reduzida e os participantes da Box All in Experience. Falámos também com o Enfermeiro Bruno Matos, coordenador de operações de enfermagem no posto de saúde dos Lusíadas e com os Bombeiros Sapadores de Lisboa, a realizar atividades de prevenção. Foi um dia bastante completo, que terminou com os concertos de grandes nomes do Rock.


16 de junho de 2024

A manhã foi passada a escrever e documentar o dia anterior: fotorreportagem e artigo sobre a All experience. A tarde no recinto preencheu-se com uma nova entrevista a Gabriela Cunha (Coordenadora de Sustentabilidade), entrevista com Filipe Fernandes (CEO da Windcredible), a realização de mais entrevistas ao público e a oportunidade para tirar novas fotografias para completar a fotorreportagem. O dia só terminou com um concerto fenomenal do Ed Sheeran.

Grupo 3: André Manteigas, Beatriz Oliveira, Leonor Santana, Gil de Melo

14 de junho de 2024

Foi bom explorar o recinto antes do primeiro dia de festival, para termos noção do espaço e dos locais chave para os temas que íamos desenvolver. As entrevistas feitas à Gabriela e à Roberta, da organização, foram muito interessantes, e deu para ver todo o trabalho que existe por detrás deste grande festival.


15 de junho de 2024

Foi fixe pôr as mãos à obra, mesmo estando um pouco caótico por causa de ser muita gente, foi interessante conversar com os festivaleiros e perceber o que estavam a achar do que estavam a ver do festival. Gostávamos de ter começado a trabalhar mais cedo, e foi bom estendermos o período de trabalho até às 19h30, pois mesmo com os concertos havia locais onde pudemos continuar a entrevistar e ao fim do dia já tínhamos opiniões diferentes do início do dia.

No fim foi a melhor parte onde foram lançados os fogos de artifício, o fogo e os confettis uma sensação única de verdade, logo a seguir fomos para o colégio e pedimos comida pois estávamos cheios de fome e cansados pois o dia foi longo. Quando chegámos ainda fomos jogar vôlei, tomar banho e dormir. Gostamos bastante do dia!


16 de junho de 2024

Foi bom o facto do grupo estar mais preparado, o que facilitou o plano de trabalho assim como a sua eficácia. Foi interessante falarmos com a representante da Câmara Municipal de Lisboa e com a representante da Valorsul. Contudo não devíamos ter ficado tanto tempo a jogar voleibol pois acordámos bastante cansados. Os concertos também foram bastante bons, especialmente o do Ed Sheeran.

Grupo 4: Diogo Martins, Ester Gomes, Matilde Ho, Pedro Santos

14 de junho de 2024

No primeiro dia visitamos o recinto do Rock In Rio, o que foi muito bom pois conseguimos localizar as stands espalhadas no festival, foi uma oportunidade interessante de ir no local antes das restantes pessoas, tivemos a honra de entrevistar algumas importantes no setor de organização e direção do Rock In Rio, e recolher alguma informação logo de primeira. Tivemos ainda tempo para conhecer por conta própria a área toda que era a parte mais esperada sem falar no jantar.
Todos gostaram muito do jantar. Ao final do dia fomos a pé para a estação Cabo Ruivo o que foi perfeito pois estávamos todos muito cheios do jantar delicioso, chegamos ao colégio e ainda fomos jogar vôlei o que fechou o dia com chave de ouro. Antes de dormir preparamos tudo mas a noite foi intensa pois tivemos companhia de melgas que não deixava ninguém dormir. Uma aventura completamente!


15 de junho de 2024

No 2º dia acordamos todos sonolentos pela noite de sono e melgas e fomos tomar café da manhã que estava bem recheado. Depois de trabalharmos fomos almoçar pizza, o que todos gostamos imenso! Logo a seguir saímos para o um dia intenso de reportagens o que resultou muito bem ficamos felizes por conseguir entrevistar um número bom de público e de stands, no jantar comemos umas sandes com fruta e bebida no local do festival e voltamos mas desta vez para aproveitar os concertos e brindes.

No fim foi a melhor parte onde foram lançados os fogos de artifício, o fogo e os confettis uma sensação única de verdade, logo a seguir fomos para o colégio e pedimos comida pois estávamos cheios de fome e cansados pois o dia foi longo. Quando chegámos ainda fomos jogar vôlei, tomar banho e dormir. Gostamos bastante do dia!


16 de junho de 2024

Neste 3º dia, acordamos e prosseguimos para mais um pequeno almoço recheado para facilitar a realização das reportagens. Almoçamos uma picanha e frango delicioso e de seguida prosseguimos para o recinto. Entrevistamos pessoas incríveis, simpáticas, e que acima de tudo transmitiram informações relevantes tanto para as reportagens como para a vida.

Após todo o trabalho árduo, lanchamos a nossa lunch-box que estava bem melhor que a do dia anterior e fomos ver os concertos que também foram melhores que no dia anterior. Pena nossa, saímos a meio do concerto do Ed Sheeran, contudo aproveitou-se muito de qualquer forma.