Impressões pessoais – 19 de fev.
Adorei de tudo no geral, o meu grupo esteve um pouco desequilibrado durante o dia e tivemos algumas complicações que foram ultrapassadas pois no início confesso que o trabalho não correu muito bem . No entanto, o dia foi super divertido, dias intenso de reportagem mas super produtivo…
A sessão Temática «O papel do Zoo na Conservação das espécies» dada por uma das professoras do Centro Pedagógico foi o elemento chave para o tema da nossa reportagem, eu tirei muitas notas no bloco.
A visita guiada pelo espaço deu-me a conhecer novos sítios que não visito quando vou ao Zoológico, o que se tornou muito especial.
A visita ao espaço “Tapada do Lince” onde se encontram 2 Linces Ibéricos deu-me a conhecer melhor e perceber o enorme perigo de extinção que estão a enfrentar…
O diálogo com o arquiteto Leonel Carvalho às 12h30 fez-me perceber que quero seguir artes no 10º ano e ser designer de ambientes.
A visita ao Serviço de Nutrição fez perceber que o Zoológico tem de ter muitos apoios e dinheiro para conseguir alimentar todos aqueles animais e principal a profissão esforçada que ambas as cozinheiras e os tratadores realizam…
A visita ao Hospital Veterinário do Zoológico por parte da veterinária Arlete Sogorb e o saber que foi considerado o melhor Hospital Veterinário da Europa deu-me muita expequetativa em relação aos cuidados servidos aos animais.
Por fim, a visita aos Bastidores do Delfinário e a oportunidade de assistirmos a um mini- espectáculo deu-me sorrisos.
À noite, a realização das reportagens no computador e a recolha de todas a informação foi enriquecedora e feita sobre pressão, tudo que se aguentou…
Impressões pessoais -20 de fev.
Adorei de tudo no geral, o meu grupo esteve mais equilibrado durante o dia, já não tivemos complicações até que correu muito bem o trabalho. O dia foi super divertido, dia intenso de reportagem mas super divertido.
A oportunidade de Ser tratador por um dia desde manhã até as 15horas nos pequenos primatas foi enriquecedora, adorei quando colocámos, ao fim de o recinto limpo, a comida escondida e depois os animais a procurá-la, isso foi muito importante para mim. De seguida foi a vez de o meu grupo fazer a entrevista à tratadora Maria da Paz.
ÀS 15h30 foram as entrevistas em que todos os grupos tinham as suas, o meu grupo como já tinha efectuado a sua, assistiu à feita pelo Grupo 1 ao Arq. Leonel Carvalho no Centro Pedagógico.
À noite foi tempo da realização das reportagens do dia, de jantar e da preparação da apresentação das reportagens do dia seguinte no auditório do Zoológico.
A aprendizagem que adequiri fez com que agora possa corrigir algum vocabulário de animais aos meus colegas ehehe…
As atividades foram super produtivas e divertidas, a qe mais gostei foste a atividade de “Ser Tratador por um dia…”.
Espero que estas atividades continuem por mais anos porque é uma atividade única!
No 10º ano vou-me tornar Free Lancer para poder ir aos Seminários e participar em mais missões.
Obrigado ABAE pela oportunidade.
Paulo Cardoso | Escola EB 2,3 do Viso | Viseu
19 de Fevereiro, Quinta-feira
Hoje passámos o dia no jardim zoológico. Foi uma experiência bastante endoidecedora que de certo não irei esquecer. Estou bastante grata aos que me proporcionaram esta oportunidade. Gostei de tudo em geral e não sei especificar aquilo que mais me agradou. Adorei a visita guiada, aprendi imensas coisas, fiquei com uma visão diferente dos jardins zoológicos. Também me lembro da visita ao centro de nutrição e aos bastidores do delifinário mas aquilo que mais me impressionou foi o hospital veterinário.
20 de Fevereiro, Sexta-Feira
Fizemos uma atividade que consistia em sermos tratadores por um dia, no meu caso, das aves. Foi absolutamente espetacular! Primeiro, preparei a comida para elas que consitia em fruta, legumes e numa ração especial. Vimos o espetáculo e tivemos com elas, eu “segurei” uma arara na mão e peguei num tatu…Também fizemos uma entrevista ao educador Tiago e a Dtr.Antonieta. No final do dia, fomos trabalhar para o colégio, tal como ontem, e fizemos uma noticia e uma reportagem em grupo. Penso que o ambiente entre nós, jovens reporteres foi bastante bom, e a convivência foi ótima!
Raquel Pedro. EB 23 Alto dos Moinhos| Sintra
Obervadora da Missão:
Tenho sempre dificuldade em exprimir-me mas quero dizer-vos que vocês são fantásticos e conseguem sempre ‘milagres’, quer sejam encontros pequenos quer sejam eventos de grande dimensão…
Parabéns ao JRA pelo empenho e dedicação que dão em cada atividade que fazem. Desde que vos conheci gostei muito de ver como trabalham e como apostam nos jovens e sobretudo o ‘clima’ de alegria, serenidade, unidade que transmitem em cada atividade.
Gostei imenso de assistir à apresentação dos trabalhos na sessão de Sábado no auditório do Jardim Zoológico. Nunca pensei que em tão pouco tempo conseguissem com os jovens fazer tantas coisas e.. tão bem.
O que mais me impressionou foi ver aqueles jovens a falar diante de tantos adultos, com alegria e com uma desenvoltura que nos deixaram de boca aberta! Que lição nos deram (a nós adultos!)… foi fantástico!. Os mais pequeninos foram extraordinários … Falaram melhor que muitos ‘grandes’… Não sei dizer mas foi algo de …comovente!
Estes encontros são sempre especiais para os jovens e notou-se que para além do conhecimento cientifico que adquirem cria-se também um relacionamento muito forte entre todos e isto , nos dia de hoje, é importantíssimo para os jovens. Estas atividades devem ser sempre divulgadas e espero que os pais se apercebam que filhos têm que por vezes não sabem dar valor!
Continuação de bom trabalho também para a vossa próxima missão!
Conceição Marques, professora da Raquel Pedro | Sintra