O que é
Este concurso, promovido pela ABAE / Fee Portugal, integra-se nas atividades do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente e visa promover as melhores reportagens sobre sustentabilidade efetuadas pelos jovens portugueses ao longo do ano.
Objetivos
- Fomentar nos jovens a curiosidade pela pesquisa de assuntos relacionados com o desenvolvimento sustentável em geral e o ambiente em particular nas suas regiões ou em áreas mais vastas;
- Enfatizar a vertente jornalística do Projeto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) e a produção de trabalhos de reportagem de qualidade em vários formatos: artigo, fotografia e vídeo.
- Divulgar os trabalhos dos Jovens Repórteres portugueses a nível nacional e internacional.
- Premiar as melhores reportagens realizadas pelos Jovens Repórteres.
Como participar?
Ao Concurso Nacional Melhores Reportagens 2018 podem concorrer jovens a partir dos 11 anos, integrados num grupo escolar, ou como freelancers.
Serão considerados para concurso os seguintes escalões etários:
- 1º Escalão – dos 11 aos 14 anos
- 2ª Escalão – dos 15 aos 18 anos
- 3ª Escalão – dos 19 aos 21 anos
- Mais de 21 anos (JRA alumni)
A escola ou o jovem repórter freelancer devem estar inscritos e publicar as suas reportagens na plataforma Jovens Repórteres para o Ambiente. A inscrição pode ser realizada em qualquer momento do ano letivo.
Caso tenham publicado diversas reportagens ao longo do ano, devem selecionar no máximo 2 por modalidade, para enviar a concurso.
Para participar no concurso deve ser preenchido o formulário online com os seguintes dados:
- nome e link(s) do(s) trabalho(s);
- nome e idade dos autores;
- escola (se for o caso)
- a forma como foi divulgada a reportagem localmente (jornal, internet, etc) e na internet (jornal online, blog, redes sociais)
Definição dos trabalhos a concurso
Devem ser apresentados trabalhos inéditos de reportagem nas modalidades escrita (A), fotográfica (B) ou vídeo (C), que trabalhem a temática do desenvolvimento sustentável.
Este ano, pela primeira vez, poderão também ser submetidos trabalhos de fotografia e/ou vídeo enquadrados na modalidade campanha (D).
Modalidade A | Artigo
Os trabalhos poderão versar os diferentes géneros jornalísticos: notícia, reportagem, entrevista ou artigo de fundo. O texto deve ser ilustrado com pelo menos uma imagem (fotografia, gráfico, infografia), acompanhada de legenda (máx. 20 palavras). O título não deve exceder os 140 caracteres e deve possuir um lead (até 50 palavras), onde deverá constar um pequeno resumo da reportagem. O texto escrito, não deve exceder as 1000 palavras.
Modalidade B | Fotorreportagem
Pode ser composta por uma fotografia ou série de fotografia (máximo 6). No caso de ser uma série, todas as fotografias deverão estar legendadas individualmente (até 20 palavras).
Devem tratar-se de fotografias originais.
A fotografia ou série deverá ser apresentada em formato de imagem (.jpeg, .bmp, .png, .tif, ou .gif), com boa resolução,pelo menos 300 dpi. Deve ser apresentada com um título até 140 caracteres.
Em qualquer dos casos, a fotografia ou série, deverá ser acompanhadas por uma memória descritiva até 150 palavras, esclarecedora da ligação ao tema da sustentabilidade.
Modalidade C | Vídeo
As reportagens apresentadas nesta modalidade deverão ter no máximo 3 minutos, podendo ser no formato documentário ou entrevista.
Deverá ver publicado no YouTube, Vimeo ou outra rede de social media e incorporado na plataforma JRA.
Deverá possuir título de até 10 palavras e uma descrição até 150 palavras que sublinhe o objetivo da reportagem.
Modalidade D | Campanha
D1 – Fotocampanha
Integram esta categoria fotografias criadas através de composição e/ou montagem que transmitam uma mensagem objetiva. Deverá ser publicada com um título até 20 palavras e uma memória descritiva até 150 palavras.
D2 – Videocampanha
Realização de uma campanha que transmita uma mensagem objetiva, dentro da temática do desenvolvimento sustentável, recorrendo a um vídeo “tipo anúncio publicitário” com 30 segundos, no máximo . Deverá ser publicada com um título de até 20 palavras e uma memória descritiva até 150 palavras.
Júri e Critérios
O júri do Concurso será composto por elementos da ABAE, um(a) JRA Alumuni, representantes da área do ambiente, educação, comunicação social e patrocinadores. A avaliação dos trabalhos baseia-se nos seguintes critérios:
- Reportagem Escrita
Qualidade jornalística, rigor e qualidade científica; clareza e objectividade; pertinência e interesse; equilíbrio texto/imagem.
- Fotografia
Qualidade/interesse da mensagem implícita na(s) fotografia(s); originalidade e criatividade; qualidade interesse e objectividade da memória descritiva; qualidade técnica do trabalho.
- Vídeo
Informação, qualidade e interesse do conteúdo; qualidade técnica do trabalho (imagem e som); originalidade e criatividade; qualidade técnica do trabalho; memória descritiva.
Nota: Poderão não ser atribuídos prémios em alguns escalões/categorias por insuficiência de número e/ou qualidade dos trabalhos a concurso.
Prazos
Prazo de entrega
Os originais dos trabalhos têm de ser publicados em jra.abaae.pt/plataforma.
O envio dos trabalhos para concurso faz-se mediante o preenchimento do FORMULÁRIO ONLINE até 15 de junho de 2018.
O Júri reunirá em julho, sendo a sua decisão anunciada até ao final do mesmo mês.
Em caso de dúvida ou dificuldade poderão ser enviados para jra@abaae.pt.
Prémios
Serão atribuídos prémios nas categorias:
A, B, C e D. As categorias A e C terão prémios nos 3 escalões etários:11-14; 15-18; 19-21 anos. Os autores dos trabalhos premiados receberão, para além de um diploma:
- 1º prémio – tablet
- 2º prémio – máquina fotográfica
- 3º prémio – disco externo USB
- Prémio JRA Alumni: tablet
As reportagens premiadas serão ainda publicadas na Fórum Estudante – edição papel e online.
Os prémios serão atribuídos por escalão etário (11-14), (15-19), (19-21)
PRÉMIOS