Campanha Caça à Beata | Rock in Rio 2018
CAMPANHA
No Rock in Rio 2018 em Lisboa, no último dia do festival a 30 de junho, decorreu a 2ª Edição da Campanha “Caça à Beata”.
A Campanha “Caça à Beata” cuja 1ª edição realizou-se em 2016, surge como fruto de uma parceria entre a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e o Rock in Rio Lisboa, no âmbito do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA). O principal objetivo, é a sensibilização para um problema persistentemente identificado no recinto do festival, isto é, o Parque da Bela Vista.
Durante a campanha cada participante recebeu materiais (luvas, pinças e uma garrada de 33cl) para apanhar o maior número de beatas possível entre as 14H e as 18H. Por cada garrafa cheia e despejada no beatão os participantes receberam uma senha para ir a sorteio dos prémios que decorreu às 18H.
CURIOSIDADES
- Em Portugal são atiradas para o chão cerca de 7.000 beatas por minuto.
- Para produzir apenas 30 cigarros é abatida uma árvore.
- Cerca de 600 milhões de árvores são abatidas por ano pela indústria tabaqueira.
- As beatas não são biodegradáveis, sendo que nunca se degradam na totalidade mas antes transformam-se em micro-plásticos.
- As beatas são responsáveis pela morte de 1 milhão de animais marinhos por ano.
RESULTADOS
- 70 voluntários
- 55 litros de beatas recolhidas
- 500 cinzeiros portáteis distribuídos pelos festivaleiros