Seminário Nacional JRA 2017 | Desafios
Durante os dois dias do Seminário decorrerão vários desafios e concursos, sendo que dois deles obrigam a uma preparação antecipada e o empenho prévio dos participantes (jovens e professores).
Levar para o Seminário
- Poster acerca do projeto desenvolvido ou a desenvolver na escola (ver regulamento abaixo)
- Foto campanha “Juntos pela Floresta – do Co2 ao O2” (ver regulamento abaixo)
Cada escola ou freelancer podem escolher um ou os dois desafios
Os posteres deverão ser afixados logo à chegada até às 9h30.
Todos os participantes irão votar no que consideram os 2 melhores em cada modalidade
Existirão prémios para os mais votados.
Durante o Seminário JRA
- Concurso de Fotografia em dois escalões (jovens e professores), cujo objetivo é eleger os melhores momentos captados durante o Seminário JRA 2017.
Os participantes que pretendam concorrer devem entregar à ABAE a foto até às 10h de dia 11 (sábado).
A foto deve ser entregue em formato digital, com o nome do autor na identificação do ficheiro. Não necessita legenda.
- #semJRA2017
Para os momentos que queiram partilhar nas redes sociais colocar no post o hashtag #semJRA 2017.
Facebook : página @jraportugal | Grupo JRA Portugal | YRE Portugal group | Instagram: @jovens_reporteres
Definição e regulamento dos trabalhos a levar para Mafra
Foto campanha
A campanha diverge da reportagem pela forma como comunica a mensagem que pretende fazer chegar ao seu público.
Para realizar uma reportagem deve-se, idealmente, “ir ao terreno”, afim de inquirir e retratar “a realidade”.
Já para fazer uma campanha é importante pensar primeiramente a mensagem que o autor quer transmitir, e procurar, através neste caso da imagem, atingir esse objetivo .
O objetivo é o de transmitir uma mensagem objetiva recorrendo a uma fotografia experimental / criativa que pode ou não ser previamente preparada/composta.
A campanha em formato
utilização de apenas uma fotografia
Regulamento Campanha
- Baseia-se numa imagem podendo recorrer a “montagem” ou preparação prévia
- Pode ter ou não uma frase relativa à mensagem que pretende transmitir
- Orientação vertical ou horizontal
- Deve ser impresso em formato A3
Exposição e concurso de posteres
O objetivo do poster é comunicar acerca do projeto que desenvolvem ou pretendem desenvolver e que estará na base da maior parte das reportagens que pretendem realizar ao longo do ano.
Pode ser a apresentação de um projeto já realizado ou em curso ou poderá apresentar o planeamento de um projeto a desenvolver num futuro próximo.
Regulamento Poster
- Tamanho A1
- Formato vertical
- Conteúdo recomendado: título, escola (e concelho); autor(es), objectivo, metodologia, resultados e conclusão/discussão.
Dicas para melhores pósteres
Apresentam-se algumas dicas e sugestões que visam melhorar a qualidade de comunicação do poster
- Lembre-se que um poster não é uma dissertação e a informação deve ser reduzida ao mínimo essencial – quase tão simples como um telegrama. Isto permite ao público poder entender melhor e mais rapidamente a mensagem.
Nota: se tem mais informação para fornecer para além da que cabe no poster poderá disponibilizar resumos do poster com essa informação adicional. - para mais fácil leitura, opte por organizar o texto por colunas. A opção por barras com longas linhas de texto torna a leitura ser difícil e cansativa. Uma linha não deve ter mais de 55 palavras (incluindo espaços). As letras do poster devem ter pelo menos 10 mm de altura (tamanhos de letra entre 36 e 40) para ser lido a uma distância de 2 metros. Dica: se trabalhar com computador é fácil verificar se o texto é legível: coloque o zoom a 100% e afaste-se 2 metros do ecrã.
- Coloque poucas fotografias e seja crítico ao escolher aquelas que exprimam exactamente o que quer dizer. Devem ser nítidas, brilhantes e suficientemente grandes para que se consiga perceber o que representam. Coloque uma legenda curta mas precisa da fotografia/imagem. Muitas pessoas lêem apenas esta legenda porque é mais curta e prática, por isso este é o local onde informação importante pode ser colocada.
- Se puder, poupe palavras convertendo parte da mensagem em desenhos ou esquemas. São a atracção visual perfeita. Devem ser tão simples quanto possível para facilitarem a leitura e interpretação.
- Se tem números complicados para apresentar prefira a utilização de gráficos. São mais fáceis e rápidos de ler e o publico não tem muito tempo.
- Pode ser uma boa ideia organizar a áre do poster utilizando uma grelha quadriculada. Reúna dum modo organizado todos os componentes mencionados acima.
- Se imprimir, prefira a superfície deve ser mate ou acetinada para evitar o brilho do reflexo quando o poster for fotografado.