Seminário Nacional JRA 2017 | Desafios
10 e 11 de novembro em Mafra

Durante os dois dias do Seminário decorrerão vários desafios e concursos, sendo que dois deles obrigam a uma preparação antecipada e o empenho prévio dos participantes (jovens e professores).

Levar para o Seminário

  • Poster acerca do projeto desenvolvido ou a desenvolver na escola (ver regulamento abaixo)
  • Foto campanha  “Juntos pela Floresta – do Co2 ao O2” (ver regulamento abaixo)

Cada escola ou freelancer podem escolher um ou os dois desafios
Os posteres deverão ser afixados logo à chegada até às 9h30.
Todos os participantes irão votar no que consideram os 2 melhores em cada modalidade
Existirão prémios para os mais votados.

Durante o Seminário JRA

  •  Concurso de Fotografia em dois escalões (jovens e professores), cujo objetivo é eleger os melhores momentos captados durante o Seminário JRA 2017.
    Os participantes que pretendam concorrer devem entregar à ABAE a foto até às 10h de dia 11 (sábado).
    A foto deve ser entregue em formato digital, com o nome do autor na identificação do ficheiro. Não necessita legenda.

 

Definição e regulamento dos trabalhos a levar para Mafra
Foto campanha

A campanha diverge da reportagem pela forma como comunica a mensagem que pretende fazer chegar ao seu público.

Para realizar uma reportagem deve-se, idealmente, “ir ao terreno”, afim de  inquirir e retratar “a realidade”.
Já para fazer uma campanha é importante pensar primeiramente a mensagem que o autor quer transmitir, e procurar, através neste caso da imagem, atingir esse objetivo .

O objetivo é o de transmitir uma mensagem objetiva recorrendo a uma fotografia experimental / criativa que pode ou não ser previamente preparada/composta.

A campanha em formato
utilização de apenas uma fotografia

Regulamento Campanha
  • Baseia-se numa imagem podendo recorrer a “montagem” ou preparação prévia
  • Pode ter ou não uma frase relativa à mensagem que pretende transmitir
  • Orientação vertical ou horizontal
  • Deve ser impresso em formato A3
Exposição e concurso de posteres

O objetivo do poster  é comunicar acerca do projeto que desenvolvem ou pretendem desenvolver e que estará na base da maior parte das reportagens que pretendem realizar ao longo do ano.
Pode ser a apresentação de um projeto já realizado ou em curso ou poderá apresentar o planeamento de um projeto a desenvolver  num futuro próximo.

Regulamento Poster
  • Tamanho A1
  • Formato vertical
  • Conteúdo recomendado: título, escola (e concelho); autor(es), objectivo, metodologia, resultados e conclusão/discussão.

Dicas para melhores pósteres

Apresentam-se algumas dicas e sugestões que visam melhorar a qualidade de comunicação do poster

  • Lembre-se que um poster não é uma dissertação e a informação deve ser reduzida ao mínimo essencial – quase tão simples como um telegrama. Isto permite ao público poder entender melhor e mais rapidamente a mensagem.
    Nota: se tem mais informação para fornecer para além da que cabe no poster poderá disponibilizar resumos do poster com essa informação adicional.
  • para mais fácil leitura, opte por organizar o texto por colunas. A opção por barras com longas linhas de texto torna a leitura ser difícil e cansativa. Uma linha não deve ter mais de 55 palavras (incluindo espaços). As letras do poster devem ter pelo menos 10 mm de altura (tamanhos de letra entre 36 e 40) para ser lido a uma distância de 2 metros. Dica: se trabalhar com computador é fácil verificar se o texto é legível: coloque o zoom a 100% e afaste-se 2 metros do ecrã.
  • Coloque poucas fotografias e seja crítico ao escolher aquelas que exprimam exactamente o que quer dizer. Devem ser nítidas, brilhantes e suficientemente grandes para que se consiga perceber o que representam. Coloque uma legenda curta mas precisa da fotografia/imagem. Muitas pessoas lêem apenas esta legenda porque é mais curta e prática, por isso este é o local onde informação importante pode ser colocada.
  • Se puder, poupe palavras convertendo parte da mensagem em desenhos ou esquemas. São a atracção visual perfeita. Devem ser tão simples quanto possível para facilitarem a leitura e interpretação.
  • Se tem números complicados para apresentar prefira a utilização de gráficos. São mais fáceis e rápidos de ler e o publico não tem muito tempo.
  • Pode ser uma boa ideia organizar a áre do poster utilizando uma grelha quadriculada. Reúna dum modo organizado todos os componentes mencionados acima.
  • Se imprimir, prefira a superfície deve ser mate ou acetinada para evitar o brilho do reflexo quando o poster for fotografado.