Cartaz Seminário JRA Caldas da Rainha
Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente 2015
7 e 8 Novembro | Caldas da Rainha
Público-Alvo

– Encontro para estudantes e professores de diversos ciclos de ensino que pretendam ser Jovens Repórteres para o Ambiente (aproximadamente 120 participantes)

Objetivos

– Reunir alunos e professores coordenadores do Projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, por forma a incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objetivos comuns e a troca de experiências;

– Implementar a metodologia inerente ao projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, através da realização de workshops baseadas na investigação de um estudo de caso. Elaboração de artigos. Publicação on-line;

– Debater estratégias e metodologias do projecto “Jovens Repórteres para o Ambiente” com especial destaque para as vertentes de investigação, jornalismo e internet, fotografia e multimédia;

– Reconhecer e premiar as melhores reportagens de 2015;

Metodologia do Seminário

– Cada escola é convidada a trazer um poster que represente o seu projeto

– O Seminário será composto por uma parte teórica e uma parte prática (workshop e trabalho de campo)

– Professores e alunos terão oportunidade de treinar a metodologia inerente ao projecto, trabalhando em conjunto e em separado, sobre as diversas temáticas relacionadas com os fóruns de trabalho, a partir de “estudos de caso”.

– As workshops terão apoio de jornalistas, técnicos, monitores JRA e ABAE.

– Decorrerão durante o Encontro 2 concursos: “Melhor poster JRA” trazido pelos participantes; “Melhor Foto do Encontro”

– Os trabalhos realizados durante o Seminário serão divulgados no final e publicados na Internet na página JRA e página da ABAE: jra.abaae.pt.

 

Informações úteis

COMO e QUANDO CHEGAR E PARTIR
Os grupos de escolas ou os freelancers deverão autonomamente ir ter às Caldas da Rainha idealmente na sexta-feira ao final do dia. Estão selecionados online alguns transportes públicos que servem as Caldas no período do Seminário JRA  aqui>>>>
Poderão chegar a partir das 18h devendo informar-nos (se ainda o não fizeram) quando chegam (em especial os que chegam na sexta).
O ponto de encontro será da Escola Básica D João II (ver mapa), que se localiza a 10 minutos a pé da estação de comboio e a 6 minutos a pé da estação da rodoviária.
Devem dirigir-se à entrada da escola que se localiza na Rua Dr. Artur Figueiroa Rego (conhecida como portaria poente com acesso pelas escadas metálicas – passagem área).
Os que chegam apenas no sábado dia 7 deverão dirigir-se diretamente à Expoeste.
Relativamente à marcação de viagens de regresso deverão marcar a viagem após as 16 horas (hora prevista para o encerramento do encontro).
Nota: Quem se deslocar em transportes públicos terá no domingo, a ajuda da organização para o transporte das bagagens até ao terminal rodoviário ou ferroviário (após as 16 h)

O QUE TRAZER
– roupa e calçado práticos + objetos de higiene pessoal;
– saco cama + colchão de campismo (se possível);
– máquina fotográfica/ vídeo ou computador portátil (se possível). Será certamente útil para a realização das reportagens. Caso não seja possível também não haverá problema.

ALIMENTAÇÃO E DORMIDA
A organização assegurará as refeições  durante sábado e domingo (pequenos almoços de dia 7 e 8, almoços de dia 7 e 8, jantar de dia 7 e ainda lanche/ coffee break dias 7 e 8).
A refeição de dia 6 à noite será da responsabilidade de cada participante. Recomenda-se que tragam merenda (ou dinheiro para comerem num restaurante).
Para dormir está disponível a titulo gratuito o pavilhão desportivo da escola D. João II em regime de acantonamento para os alunos que ficarão acompanhados por elementos da organização.
Os professores deverão procurar autonomamente o seu alojamento (ver ofertas e possibilidades aqui >>>>>). Caso também pretendam ficar no pavilhão deverão informar previamente a organização uma vez que o acantonamento se destina principalmente aos alunos.

EXPOSIÇÃO DE CARTAZES
Solicita-se a cada escola a elaboração de um cartaz
(tamanho livre embora se aconselhe tamanho A1 vertical) que apresente a escola e o projeto que estão a desenvolver ou pretendem desenvolver no âmbito dos JRA. O melhor cartaz será premiado durante o encontro.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA
Todos os praticantes serão desafiados a ser repórteres ativos. Para além das fotografias que integrarão as reportagens podem apresentar até às 10h de dia 8 (domingo) 1 ou 2 fotos tiradas durante o Encontro. Serão premiadas as melhores fotos dos professores e dos jovens participantes neste desafio e entregue o prémio no domingo à tarde antes do encerramento

FORMAÇÃO CREDITADA
Para os professores está disponível a possibilidade de creditar esta participação – ação creditada pelo Centro de Formação Orlando Ribeiro. Para isso deverão inscrever-se especificamente na formação. Isto será feito na receção no dia 7 de manhã. Nota: quem já fez esta ação em anos anteriores (em 2012, 2013 ou 2014) não poderá este ano realizar a formação creditada por se tratar da mesma ação.

TELEFONES de contacto.
Para qualquer contacto/ dúvida podem ligar para:
Margarida Gomes: 935373716 ou Paulo Pereira: 912336401