Litter Less Campaign
Todos os dias produzimos lixo!
No entanto, a capacidade de consumo de recursos e de absorção dos nossos resíduos é limitada, pois só temos um planeta!
O crescimento da população mundial a par da generalização de estilos de vida que se têm alicerçado no consumo e desperdício, tornam premente a necessidade de repensar, reduzir, reutilizar, recriar, reciclar…
O Litter Less Campaign é um projeto internacional coordenado pela Foundation for Enironmental Education (FEE), que desafia jovens de 9 países da rede JRA a observar, interpretar, reportar e encontrar soluções mais sustentáveis para a problemática dos resíduos.
Principais objetivos
– Aumentar a consciencialização sobre o efeito dos resíduos sobre o ambiente local e na comunidade em geral através da implementação de dias de ação comunitária.
– Aumentar os conhecimentos e competências práticas dos alunos na prevenção e gestão de resíduos
– Melhorar o comportamento dos alunos na prevenção e gestão dos resíduos
– Melhorar a gestão de resíduos na escola
– Partilhar bons exemplos de sistemas de gestão de resíduos na escola fazendo o upload de fotos e descrições no site
– Reportar e informar sobre as questões relacionadas com a gestão e tratamento de resíduos na região da escola, através de artigos, fotografias e vídeos
– Colaborar com outras escolas, afim de divulgar bons exemplos
O lixo é um grande tema para começar a trabalhar sobre as questões ambientais com os alunos. É visível e fácil de verificar as melhorias. Através do Programa JRA, o Litter Less Campaign visa encontrar e, em seguida, relatar soluções através de artigos, fotografias e vídeos.
Etapas de implementação do projeto
– Candidatura: reencher formulário de candidatura na Campanha Litter Less. aqui até 30 de novembro de 2015; se a escola foi selecionada* (apenas 20) receberá essa notificação e deverá implementar as outras etapas; após a escola ter sido selecionada a coordenação JRA realiza a sua inscrição na página internacional
– Participação de 1 professor(a) e 1 aluno(a)em workshop coordenada pela ABAE [janeiro 2016]
– Auditoria ao comportamento e conhecimentos dos alunos relativamente aos resíduos (inquérito pré)
– Dinamização do projeto: professores e alunos escolhem o tema/enfoque a trabalhar durante o ano; depois de escolhido o tema, preparar a campanha e conectar-se com uma outra escola ( em portugal ou noutro país a trabalhar a mesma temática, visando a cooperação)
– Investigação: equipas de até 3 alunos realizam as investigações (trabalho de campo, inquéritos, entrevistas, etc) sobre o tema
– Publicação de 2 breves noticias em jra.abaae.pt/plataforma sobre um dos seguintes tópicos: a campanha Litter Less, o maior sucesso da campanha, o maior desafio, a cooperação com outras escolas, um dia de acção na comunidade [fevereiro 2016; maio 2016]
– Realização de reportagens preferencialmente em vários formatos: escritas, fotográficas e vídeo
– Disseminação: depois do trabalho concluído submeter as reportagens a um mínimo de 3 meios de comunicação
– Apresentação o trabalho na: turma, escola, e via Skype para a escola conectada anteriormente
– Tradução dos trabalhos para Inglês para facilitar a partilha entre países
– Submissão dos trabalhos para o Concurso Nacional publicando os trabalhos na plataforma JRA (escalões: 11-14, 15-21) [31 de março 2015]
– Auditoria ao comportamento e conhecimento dos alunos (verificar progressos em relação à primeira auditoria)
Nota: os premiados a nível nacional (3 vencedores por categoria – artigo, fotorreportagem, vídeorreportagem) 1 em cada escalão etário) participarão na Competição internacional e numa Missão no Estuário do Sado com o apoio da Vertigem Azul
Site internacional
Outras sobre o projeto poderão ser consultadas no site internacional.
Newsletter internacional – agosto
Consulte aqui os materiais produzidos pela Coordenação Internacional: Notas para Professores