Litter Less Campaign
Todos os dias produzimos lixo!
No entanto, a capacidade de consumo de recursos e de absorção dos nossos resíduos é limitada, pois só temos um planeta!
O crescimento da população mundial a par da generalização de estilos de vida que se têm alicerçado no consumo e desperdício, tornam premente a necessidade de repensar, reduzir, reutilizar, recriar, reciclar…
O Litter Less Campaign é um projeto internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE), que desafia jovens de 9 países da rede JRA a observar, interpretar, reportar e encontrar soluções mais sustentáveis para a problemática dos resíduos.
Principais objetivos
- Aumentar a consciencialização sobre o efeito dos resíduos sobre o ambiente local e na comunidade em geral através da implementação de dias de ação comunitária.
- Aumentar os conhecimentos e competências práticas dos alunos na prevenção e gestão de resíduos
- Melhorar o comportamento dos alunos na prevenção e gestão dos resíduos
- Melhorar a gestão de resíduos na escola
- Partilhar bons exemplos de sistemas de gestão de resíduos na escola fazendo o upload de fotos e descrições no site
- Reportar e informar sobre as questões relacionadas com a gestão e tratamento de resíduos na região da escola, através de artigos, fotografias e vídeos
- Colaborar com outras escolas, afim de divulgar bons exemplos
O lixo é um grande tema para começar a trabalhar sobre as questões ambientais com os alunos. É visível e fácil de verificar as melhorias. Através do Programa JRA, o Litter Less Campaign visa encontrar e, em seguida, relatar soluções através de artigos, fotografias e vídeos.
Etapas de implementação do projeto
1| Candidatura: preencher formulário de candidatura na Campanha Litter Less. Se a escola foi selecionada* (apenas 20) receberá essa notificação e deverá implementar as outras etapas; após a escola ter sido selecionada a coordenação JRA realiza a sua inscrição na página internacional. Até 30 de novembro.
2| Auditoria ao comportamento e conhecimentos dos alunos relativamente aos resíduos (inquérito pré)- facultativo este ano mas recomendável
3| Planeamento e realização de uma Campanha na Escola e/ou comunidade: Community Action Days (7 de novembro e 22 de abril)
4| Filme sobre a campanha do Comunity Action Day / Global Action Day
5| Realização de reportagens sobre o tema Litter Less
- Investigação: equipas de até 3 alunos realizam as investigações (trabalho de campo, inquéritos, entrevistas, etc) sobre o tema segundo o enfoque que preferirem. Exemplo: resíduos eletrónicos, microplásticos, sucatas e carros em fim de vida, etc
- Publicação de 2 breves noticias em jra.abaae.pt/portal sobre um dos seguintes tópicos: a campanha Litter Less, o maior sucesso da campanha, o maior desafio, a cooperação com outras escolas, um dia de acção na comunidade
- Submissão de reportagens a concurso preferencialmente em vários formatos: escritas, fotográficas e vídeo os melhores trabalhos submetidos a Concurso Nacional e publicados na plataforma JRA (escalões: 11-14, 15-21) irão a concurso internacional
6| Disseminação: depois do trabalho concluído submeter as reportagens a um mínimo de 3 meios de comunicação
7| Avaliação: auditoria ao comportamento e conhecimento dos alunos (verificar progressos em relação à primeira auditoria)
Nota: os premiados a nível nacional (3 vencedores por categoria – artigo, fotorreportagem, vídeorreportagem) 1 em cada escalão etário, participarão na Competição Internacional e numa Missão Nacional.
Prémios
– Um professor e um aluno de cada escola participante serão convidados para uma workshop multimédia a realizar em Lisboa em janeiro
– As escolas selecionadas (apenas 20) receberão o valor de 250€ para ajuda à implementação do projeto mediante a publicação de pelo menos de duas reportagens/noticias em duas categorias diferentes
– Os melhores videos-campanha (Community Action Days / Global Action Days) serão premiados
– As melhores reportagens nas modalidades artigo, fotografia ou video serão premiadas a nível nacional e internacional
(ver regulamento dos concursos)