SMILE Sintra: já sorriu hoje para o ambiente? Fundação Aga Khan lança App de consciência ambiental local, em parceria com o Município de Sintra

Criado em 2021, o SMILE – Sintra Motion & Innovation for Low Emissions (em tradução literal para português, Movimento e Inovação para Emissões Lentas de Sintra) é uma iniciativa de caráter ambiental local, com atuação no Bairro da Tabaqueira, no concelho de Sintra, e que se está a expandir por todo o município, através do uso e promoção de novas tecnologias, como as aplicações móveis para smartphones.

Criado com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e do Ministério do Ambiente e Transição Energética, o SMILE é um projeto liderado pela Fundação Aga Khan, em parceria com a DST Solar, com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e com a International Development Norway Association(entre outras entidades), que visa promover o desenvolvimento de atividades e soluções inovadoras, tendo criado em 2021, um laboratório “vivo” no Bairro da Tabaqueira, em Rio de Mouro (concelho de Sintra), que tem como objetivo principal ser um centro de teste para a mitigação de emissões de carbono. Segundo dados publicados, em três anos, evitou cerca de 15,9 milhões de toneladas de CO2, tendo promovido e criado boas relações diretas com moradores, empresas próximas, associações e organizações locais a terem um estilo de vida mais sustentável, num bairro localizado perto de uma fábrica de tabaco.

Laboratório “vivo” localizado no Bairro da Tabaqueira, em Rio de Mouro, Sintra, que já evitou cerca de 18,9 milhões de toneladas de CO2 (Fotografia: Correio de Sintra, 2024)

Este projeto apresenta, como objetivo principal, a implementação de melhorias significativas no Bairro da Tabaqueira (Rio de Mouro) no “âmbito da geração e utilização de fontes renováveis de energia elétrica nos edifícios, mobilidade urbana sustentável e práticas de economia circular”, conforme se pode ler no website criado para a divulgação do projeto. Como metas, este projeto pretende ainda fazer a promoção de uma economia de baixo carbono, com destaque para a economia circular, a adaptação às alterações climáticas e à conservação e biodiversidade. Pretende ainda aumentar a resiliência e a capacidade de resposta das comunidades às alterações climáticas, com especial foco no Bairro da Tabaqueira, pioneiro neste tipo de atividades ambientais.

Resultado do trabalho promovido desde 2021, é lançada, mais recentemente, a aplicação/app Sintra SMILE, disponível tanto para os sistemas operativos Android e IOS. Esta aplicação/app, que é uma continuidade deste projeto, visa contribuir para a conexão com uma população mais abrangente e mais próxima, envolvendo bairros e comunidades a adotarem, através de um sistema de gamificação e envolvimento, hábitos e dicas para uma vida mais consciente – através da criação e partilha de dicas para promover a eficiência energética e promover uma gestão de resíduos mais eficaz em todo o concelho de Sintra, como foco específico nesta freguesia de Rio de Mouro.

Ao longo do seu percurso ecológico pelo concelho de Sintra, os utilizadores da App SMILE vão ganhando “ClimaS” que podem ser trocados por descontos ou por árvores que vão ser plantadas por todo o concelho. (elaboração própria)

Conforme a nossa “pegada digital”, a app emite “crachás” que distinguem as nossas práticas ambientais. (elaboração própria)

A aplicação/app, ainda em fase de implementação e melhorias, apresenta uma interface alusiva às boas práticas ambientais, em que todos os utilizadores podem ganhar “ClimaS” (que são moedas digitais climáticas) caso adotem um estilo de vida saudável e que podem ser trocadas por vales de desconto ou aplicadas na plantação de árvores por todo o concelho de Sintra.

Ao longo de todos os dias e semanas, esta aplicação/app envia notificações sobre o impacto dos seus utilizadores por todo o concelho (como dados que incluem a sua mobilidade sustentável), apresentando os registos relativos às viagens a pé, de bicicleta, em transportes públicos ou relativos à plantação de árvores durante o dia e durante a semana, numa perspetiva geral e numa perspetiva pessoal. Ademais, a aplicação/app emite ainda “crachás” alusivos a conquistas sustentáveis ganhas pelos seus utilizadores.

Mas fica a questão: deverão os outros municípios adotar este tipo de tecnologias e iniciativas ou deverá este projeto expandir-se a nível nacional?

 

 

Referências:

Ambiente Magazine. Laboratório vivo do Bairro da Tabaqueira evita a emissão de 15,9 toneladas de CO2. Ambiente Magazine, 18 de abril de 2024. https://www.ambientemagazine.com/laboratorio-vivo-do-bairro-da-tabaqueira-evita-a-emissao-de-159-toneladas-de-co2/

Correio de Sintra.Laboratório vivo do Bairro da Tabaqueira evita a emissão de 15,9 toneladas de CO2. Correio de Sintra, 7 de maio de 2024. https://correiodesintra.pt/2024/05/07/laboratorio-vivo-do-bairro-da-tabaqueira-trava-emissao-de-159-toneladas-de-co2/

EEAGRANTS. (2024). “Working together for a green Europe”. “https://www.eeagrants.gov.pt/media/4305/smile_apresentacao-pt-1.pdf

Sintra Notícias. Laboratório de Descarbonização no Bairro da Tabaqueira “trava” emissão de CO2.  Sintra Notícias, 9 de maio de 2024. https://sintranoticias.pt/2024/05/09/laboratorio-de-descarbonizacao-no-bairro-da-tabaqueira-trava-emissao-de-co2/

SMILE Sintra. (2024). “Smile Sintra”. https://www.smile-sintra.com

 

João Pedro Costa