Tema JRA: Biodiversidade e Floresta

Quando a Natureza Inspira a Arte e Desperta Consciências

Quando a Natureza Inspira a Arte e Desperta Consciências

Uma simples visita ao Bosquete LAB inspirou um impressionante trabalho artístico de Maysa, uma aluna do 9. Ano, da Escola Básica Gonçalo Sampaio. Durante a caminhada, a aluna deparou-se com uma pequena ave morta, cuja beleza não passou despercebida: um capuz preto brilhante, peito cor-de-rosa vivo e dorso cinzento-azulado. Intrigada, Maysa registou o momento com algumas fotografias e procurou saber mais junto dos professores responsáveis pelo Clube Ciência Viva.O trabalho foi realizado no âmbito do Clube Ciência Viva, em articulação com a disciplina de Educação Visual, destacando a importância do desenho científico como ferramenta de observação, sensibilização ambiental e expressão artística. A técnica utilizada foi lápis de cor e grafite HB.

A obra desta aluna não é apenas uma homenagem à natureza, mas também um exemplo de como a arte pode comunicar ciência e despertar consciências. Através do olhar atento e sensível de uma jovem artista, o Dom-fafe volta a voar, pelo traço e pela imaginação.

Maronesa une tradição e futuro no coração do Alvão

Maronesa une tradição e futuro no coração do Alvão

À porta do Parque Natural do Alvão, em Vila Real, o 31º Concurso Nacional do Maronês realizado no dia de Santo António, pela Associação de Criadores do Maronês, é muito mais do que um evento de gado. É um retrato vivo das tradições, desafios e esperanças de uma região onde a raça maronesa se confunde com a própria identidade do território do Alto Douro Transmontano.

ALUNOS EXPLORAM A BIODIVERSIDADE URBANA NO BIOBLITZ DE SERRALVES

ALUNOS EXPLORAM A BIODIVERSIDADE URBANA NO BIOBLITZ DE SERRALVES

No âmbito do Plano Anual de Atividades Eco-Escolas, os alunos do 10º LH2, 10º CT2 e 2º TOT participaram no evento Bioblitz, nos dias 31 de março e 2 de abril de 2025, no Parque de Serralves. Esta iniciativa visa sensibilizar para a importância da biodiversidade em meio urbano, através de uma abordagem científica, artística e educativa.

Peça de Teatro: “A Esperança é a última a poluir”

Peça de Teatro: “A Esperança é a última a poluir”

Este vídeo foi realizado com o objetivo de apresentar a entrevista feita por 3 alunas, do 9ºA, à professora Ana Moreira, coordenadora do Clube de Teatro e uma das coordenadoras do Clube Eco-escolas.