Este projeto ganhou uma relevância especial por coincidir com o “Ano Internacional da Geodiversidade”. Assim, além da biodiversidade, a geodiversidade foi destacada por sua importância na conscientização ambiental, na gestão sustentável dos recursos geológicos e na educação sobre o tema. Os alunos foram encorajados a perceber a influência da geodiversidade na biodiversidade, especialmente através da análise dos solos.
O regulamento do projeto foi explorado em aula e disponibilizado no Google Classroom. As duas turmas (51 alunos) colaboraram na planificação e na execução do projeto, que culminou numa aula de laboratório conjunta. Durante essa sessão, os alunos coletaram amostras de solo, analisaram suas propriedades e observaram macro e microinvertebrados ao microscópio e à lupa.
Para documentar a diversidade de flora e fauna, os alunos recorreram a aplicativos como iNaturalist, PlantNet e Google Lens, com o apoio dos quais realizaram um levantamento das espécies no recinto escolar, tirando fotografias e identificando-as.
As aulas de laboratório foram usadas para criar fichas de caracterização do solo, onde os alunos identificaram a rocha-mãe, a permeabilidade, a dureza e a diversidade biológica do solo. As sessões de microscopia foram especialmente motivadoras, resultando em vídeos e imagens das observações realizadas pelos alunos.
Posteriormente, pesquisaram informações detalhadas sobre as espécies observadas e iniciaram ilustrações para compor o Caderno de Campo, elaborado por uma aluna voluntária utilizando o Canva, que pode consultar aqui: CADERNO DE CAMPO
Com a ajuda das professoras, selecionaram os oito melhores trabalhos para submissão final.
Na fase seguinte, procedeu-se à divulgação do Caderno de Campo nas redes sociais do Eco-Escolas da E. S. de Valongo, incluindo Facebook e Instagram. Além disso, os alunos organizaram uma exposição dos trabalhos na Biblioteca da Escola, permitindo que a comunidade educativa aprecie os resultados do projeto. Esta exposição é uma oportunidade de mostrar o trabalho colaborativo e a dedicação dos alunos, celebrando a diversidade biológica e geológica do ambiente escolar.
O projeto “A Bio e Geodiversidade da Minha Escola” não só cumpriu seus objetivos curriculares, como proporcionou uma experiência enriquecedora e motivadora para os alunos. Ao trabalhar de forma colaborativa, os estudantes desenvolveram uma compreensão mais profunda da interconexão entre biodiversidade e geodiversidade, além de fortalecerem suas habilidades de pesquisa, observação e trabalho em equipa.