Choque de Criatividade

Alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, no âmbito do Laboratório de Ideias, mostraram que reciclar pode ser criativo e sustentável! No vídeo “Destralhar para Reutilizar”, estudantes do curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos transformaram um liquidificador e um termoventilador avariados em dois candeeiros funcionais. A iniciativa destaca a importância da recolha de resíduos eletrónicos na escola, incentivando a comunidade a dar um novo propósito a equipamentos antigos. Além de reduzir o desperdício, o projeto promove uma consciência ambiental ativa, provando que a reutilização pode ser inovadora e divertida! ♻️💡

No âmbito do Laboratório de Ideias em articulação com a docente de Eletrónica Fundamental, os alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco (ESCCB) desenvolveram o projeto “Destralhar para Reutilizar”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).

A iniciativa envolveu estudantes do curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, que deram uma nova vida a resíduos eletrónicos, transformando um liquidificador e um termoventilador avariados em dois candeeiros. O processo passou, numa primeira fase, por desmontar os aparelhos e fazer a seleção e reaproveitamento de componentes. depois disso foram construídos novos “objetos”, demonstrando como a criatividade e a reutilização podem reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental.

O vídeo produzido pelos alunos destaca a facilidade e a diversão envolvidas no processo de “destralhar”, promovendo hábitos sustentáveis e incentivando a recolha de REEE na escola. A mensagem principal reforça a ideia de que equipamentos em fim de vida podem ser reaproveitados de formas inovadoras, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Esta ação enquadra-se numa estratégia mais ampla da escola para fomentar a educação ambiental, alinhando-se com os valores da Eco-Escolas e do desenvolvimento sustentável. O projeto demonstra que pequenas ações locais podem gerar um grande impacto na preservação do planeta. 🌍♻️

Esmael Júnior; João Pereira e Rodrigo Gomes