Archives: Artigos

Justiça Climática e Social – O Papel dos Jovens em 2025

Justiça Climática e Social – O Papel dos Jovens em 2025

No passado dia 30 de setembro, decorreu no Grande Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) um debate com o tema “Jovens e a Justiça Climática e Ambiental em 2025”, inserido na XII Edição do Congresso 4US, um evento da Ecozoic. Dando voz aos jovens da atualidade, foram debatidos temas como a participação juvenil no associativismo, a cooperação entre a geração jovem e adulta, e de que formas o associativismo pode ser eficaz no seu combate diário pelo futuro dos jovens.

Alunos da ESV aceitam o desafio da ABAAE e da Faber-Castell: nasce o “Ecolabirinto”

Alunos da ESV aceitam o desafio da ABAAE e da Faber-Castell: nasce o “Ecolabirinto”

No ano letivo 2024-2025, os alunos do 9.º C da Escola Secundária de Valongo (ESV) aceitaram o desafio lançado pela ABAAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e pela Faber-Castell: criar um labirinto subterrâneo, com ponto de partida numa árvore e chegada a uma mina de grafite — um percurso simbólico que representa o ciclo de vida do Ecolápis, o lápis ecológico da Faber-Castell.

Which country in Asia is the most developed in ecology?

Which country in Asia is the most developed in ecology?

On March 27th, during the STEM fair, I did a study to find out which Asian country is the best in ecology. My hypothesis was that the most developed countries, like Japan or South Korea, would be the best because they have more resources and care about the environment.

Play2Save: Joga e Aprende, ambiente em ação

Play2Save: Joga e Aprende, ambiente em ação

Somos um grupo de alunos do 12º ano de biologia, que como trabalho projeto do ano letivo 2024/2025 elaborámos jogos para dinamizarmos na semana cultural da nossa escola.
Os jogos têm o intuito de ensinar e incentivar o interesse dos alunos sobre a temática Ambiente.