Durante o evento, Paulo Santos destacou o papel essencial das abelhas na manutenção dos ecossistemas e na produção de alimentos. Ele explicou, de forma envolvente, que uma abelha vive apenas 28 dias e, nesse curto período, desempenha diversas funções dentro da colmeia. Somente no vigésimo segundo dia de vida, a abelha pode deixar a colmeia para colher néctar, pólen e água. Enquanto o néctar e a água são utilizados para a produção de mel, o pólen é transferido de planta em planta, possibilitando a polinização. O palestrante reforçou que, para garantir o futuro das abelhas, é essencial plantar flores apícolas.
A atividade contou com a participação ativa de alunos e professores. Assim, os alunos com medidas adicionais tiveram um papel essencial pois criaram elementos decorativos entre os quais abelhas artesanais feitas com materiais reutilizados, cada uma batizada com o nome de uma planta apícolas que foram oferecidas aos visitantes como lembranças. Por sua vez, os alunos do 3º TOT ficaram encarregados da receção dos participantes e do apoio logístico na sala, garantindo o sucesso do evento.
Os alunos das diversas turmas assistiram atentamente à palestra e participaram de forma entusiástica, absorvendo informações valiosas sobre a importância da preservação das abelhas para o equilíbrio ambiental. A atividade, além de educativa, foi um sucesso na sensibilização dos jovens para a necessidade de adotar práticas sustentáveis e de proteção desses pequenos, mas indispensáveis, seres vivos.
Este evento demonstrou, mais uma vez, o compromisso da Escola Secundária de Valongo em promover ações que incentivam a consciência ambiental e a aprendizagem ativa dos seus alunos.