Imagine que mesmo agora acontecia uma catástrofe e todas as espécies de plantas da zona em que ocorreu essa mesma catástrofe morrem. Como poderíamos reconstituir tudo outra vez?
Os alunos do 7ºA e do 9ºA da Escola Básica de Góis estão a desenvolver um trabalho que leva à resposta: a criação de um banco de sementes. Mas eu vou explicar esta ideia melhor. Na Noruega já existe um banco de sementes que contém mais de um milhão de sementes de espécies diferentes, mas não é necessário que vá tão longe. Na verdade, a ideia é que sejam criados bancos de sementes por regiões ou distritos, que contenham as espécies autóctones dessas regiões/distritos. Estes alunos querem ser os primeiros a apostar nesta iniciativa por eles mesmos criada. Por exemplo, em 2017 aconteceram grandes incêndios, caso existissem estes bancos de sementes seria muito mais fácil de reconstruir a área florestal outra vez e poupar milhares ou milhões de euros que foram gastos. Claro que um banco de sementes leva muito tempo e paciência a construir mas os resultados compensam e a Natureza agradece!
As sementes também são heroínas
Os alunos do 7ºA e do 9ºA da Escola Básica de Góis estão a desenvolver um projeto de preservação de sementes, com o objetivo final de criar um banco de sementes. As alterações climáticas são um tema cada vez mais atual e estes alunos acham que as sementes são uma ajuda muito preciosa!