A Biodiversidade é um mundo complexo e indistinguível, de todas as espécies existentes na Biosfera (camada superficial do Planeta Terra) e resulta da ação natural do Ecossistema, sem interferência do ser humano. Desta forma, a diversidade de espécies varia consoante a sua localização.
Um estudo publicado em 2011, por cientistas do Censo da Vida Marinha na revista “PloS Biology”, revela que as estimativas apontam para que existam no planeta Terra, 8,7 milhões de espécies (acompanhado de uma margem de erro de 1,3 milhões), tendo sido apenas catalogadas 1,2 milhões. “Muitas espécies podem desaparecer antes de conhecermos sua existência (…)”, confessou o principal autor do estudo, Camilo Mora da Universidade do Havai e da Universidade Dalhousie em Halifax, Canad.
Ao longo dos anos, o ser humano tem contribuído de forma negativa para a Biodiversidade. Várias espécies têm sido ameaçadas, ou até mesmo extintas, devido à destruição de habitats, caça ilegal, e outras práticas desapropriadas. É o caso do Rinoceronte de java (Rhinocerus sondaicus). Em todo o mundo, existem menos de 60 exemplares destes mamíferos. Os restantes vivem em duas reservas naturais (na Indonésia e no Vietname), mas mesmo assim são alvos de caças ilegais graças à venda do seu chifre no mercado negro. O atum-azul, uma espécie que habita os oceanos de todo o mundo, teve mais de 80% de seu número diminuído desde o século XIX. A pesca predatória incentivada pelo consumo excessivo.
Exemplar de Rhinocerus sondaicus
Exemplar de Thunnus thymus
Quanto maior for a Biodiversidade, mais rico é o Ecossistema Biosfera, e maior é a multiplicidade de recursos naturais colocados à disposição do Homem para vários fins, como por exemplo para fins medicinais
A Biodiversidade é por isso algo indispensável à vida Humana, pelo que devemos todos contribuir para a sua preservação garantindo o seu bom funcionamento, pois a Biodiversidade é a Ponte que faz a ligação entre a Natureza e o Homem.
You must be logged in to post a comment.