Preocupado com o Ambiente e reconhecendo o valor dos jovens, o Sr. Vereador Altino Bessa proporciona às Eco-escolas, a partir deste ano letivo, a possibilidade dos seus alunos se tornarem Jovens Repórteres para o Ambinete (JRA), em colaboração com o Centro de Ciência Viva de Braga.
Nesta sessão foi-nos apresentado o projeto JRA, com a presença do Senhor Vereador do Ambiente e da Diretora do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Dra. Antonieta Silva.
A presença do vereador foi de grande importância, porque nos pôs a par do início, do desenvolvimento e da realidade atual das Eco-escolas, bem como do que ele se propõe fazer para o futuro deste programa.
O professor Victor Martins, em funções no CCVB e coordenador dos JRA, explicou a importância do programa, para nós jovens, que queremos seguir o caminho do jornalismo ou viver essa experiência, além de ter abordado um tema tão vital na atualidade: o Ambiente. Referiu também que “os jovens da Rede JRA têm a oportunidade de participar em diversos desafios, entre os quais o intercâmbio com jovens de outras regiões de Portugal.”
O programa existe na nossa escola desde março de 2023, por sugestão do professor Victor Martins. A colaboração entre a nossa escola e este professor já existe há vários anos, no entanto, desde que foi aceite o desafio, em março de 2023, pela professora de Ciências Naturais, Lúcia Dourado, coordenadora do Clube Ciência Viva na EBP, essa colaboração foi reforçada.
Também pudemos perceber que a Câmara contribuiu para uma mudança positiva a nível ambiental, favorecendo o estilo de vida dos seus munícipes. Sobre este assunto, o Vereador informou que: “para uma melhoria do estilo de vida dos cidadãos é necessário consciencializar e incentivar as pessoas, especialmente a geração mais jovem, a tomarem melhores decisões quanto ao planeta, como o Município tem feito, pelo menos desde 2014.”
Além disso, referiu ainda que “é o pelouro do Ambiente da CMB, que custeia a inscrição e o eventual galardão das Eco-Escolas do distrito, dá prioridade em muitos dos apoios na organização de atividades, nomeadamente, sessões de Educação Ambiental. Este pelouro é muito dinâmico, organizando muitas atividades e alguns concursos.” Eficiência Energética nas Escolas, Concurso Eco-Natal e Escola mais verde, são algumas das atividades em que a EBP tem participado, habilitando-se a ganhar prémios, financiados pela CMB.
Com a professora Lúcia Dourado, pudemos ainda saber que “a integração da EBP nas Eco-escolas já produziu várias mudanças em prol do ambiente, como por exemplo, a colocação de dois pequenos ecopontos (para recolha de papel e de plástico) em cada sala de aula, para além de vários outros, espalhados pelo recinto escolar e para diferentes tipos de resíduos. Também já está disponível na escola um eletrão e outros pontos de recolha mais recentes, que resultam da candidatura da escola a alguns projetos relacionados com a reciclagem e a reutilização de resíduos.”
O Bazar, o dia de trocas de elementos por alimentos, entre outras iniciativas, resultaram, principalmente, do envolvimento da escola em projetos do Eco-escolas e em desafios propostos pela CMB, conforme referiu a coordenadora do Eco-escolas e também professora de Ciências Naturais, Lurdes Pereira.
Os JRA têm assim, entre outras missões, a de divulgar estas atividades na comunidade, informando a população, favorecendo a sua capacitação ambiental.
Concluindo, esta palestra foi importante para os alunos, pois puderam conhecer melhor estes programas/ projetos e perceber que podem intervir ativamente para melhorar o ambiente, quer na escola quer em casa, tornando-se cidadãos responsáveis e atentos no sentido de tornar o nosso planeta um pouco melhor.