E tu, podes fazer a diferença?

Num mundo em agonia, preservar o ambiente é a palavra máxima! Pequenos gestos, somam-se a outros gestos. Precisamos de todos para a construção de um planeta sustentável. Os nossos gestos devem começar por saber tratar os nossos resíduos. Separar, separar, separar, para conseguirmos produzir riqueza a partir dos dos nossos lixos. Tu podes fazer a diferença.

JRA_Joana_Catarina_SERTAVivemos num tempo em que cada vez é mais necessário lutar por uma sustentabilidade saudável do mundo onde vivemos. Porém cada vez menos as pessoas se preocupam com esta sustentabilidade e fazem com que destruamos cada vez mais aquilo que devíamos salvar, a nossa casa, o nosso planeta…

O planeta está a morrer e verificamos que são cada vez menos as pessoas que se ocupam em fazer com que a situação se inverta. É necessário intervir, ajudar a salvar a Terra. Pensamos que não está nas nossas mãos e que não é com uma simples ação nossa que o rumo mudará…. Mas se todos pensarmos assim, quem fará então a diferença!?

Cada um de nós com pequenas grandes ações pode ajudar a reverter a destruição da Terra, mesmo sem pensarmos nisso todas as pequenas acções fazem a diferença. Um papel não deitado para o chão… Uma embalagem reciclada… Todo e qualquer gesto, por mais pequeno que seja, pode e vai fazer a diferença.

Pensamos muitas vezes no fim do nosso planeta, porém, não nos apercebemos que somos nós que estamos a ditar o fim do planeta que nos “acolhe”, no fundo estamos a dar às gerações futuras um mundo péssimo para viver e estamos a ensinar-lhes a desprezar e maltratar o planeta….

Precisamos de intervir! Precisamos de sensibilizar! Precisamos de reciclar, reutilizar e renovar. Precisamos de preocupar-nos mais com o nosso lar, precisamos de mudar e de repensar, afinal a vida futura está na palma das nossas mãos!

Olhem à vossa volta e reparem que é com pequenas ações que o planeta, lentamente, se degrada, mas é também com pequenas acções, mas de sentido contrário, que nos podem parecer insignificantes, que podemos mudar o mundo e salvar aquele que tanto desejamos que seja o lar querido dos nossos filhos, netos, enfim, das gerações futuras. Pois é por elas e para elas que temos de lutar. Para que tenham a oportunidade que nós tivemos, de ver um mundo lindo, verde e saudável, um mundo onde vale a pena viver!

Joana Catarina Santos Silva, nº 9, 10ºC

Escola Secundária da Sertã