Os festivais de música são eventos em que existe uma elevada concentração de pessoas, de diferentes faixas etárias, e de diferentes culturas. Dada a elevada concentração, existe, inevitavelmente, uma sobrecarga e pressão das infraestruturas, pelo que é necessário que haja preocupação ambiental. Com isto, os promotores dos festivais preocupam-se, cada vez mais, com a sustentabilidade quer a nível social, económico e ambiental.
A procura de soluções que promovam um evento mais responsável é notória e gera repercussões bastante positivas não só para o festival, mas para a comunidade e localidade em que se inserem. Os jovens do nosso futuro surgem como os grandes impulsionadores e responsáveis pela prática de ações eficazes de modo a criar soluções para os problemas ambientais.
Um dos principais problemas dos festivais é o elevado consumo de plástico, nomeadamente com o uso de copos descartáveis. Num festival com a duração de três dias e influência diária de 40 mil pessoas, são usados 360 mil copos descartáveis.
Contudo, já se vêm sinais de mudança relativamente ao impacto ambiental provocado, mas o caminho ainda é longo. Existem vários projetos em funcionamento para que problemas como este possam ser combatidos, um deles é a substituição do copo descartável para o Eco-Kopo que permite a redução de 80% na produção de lixo num festival, sendo que o copo descartável é o principal resíduo de um festival. O Biataki é um Eco-cinzeiro de bolso, uma recente aposta da mesma entidade produzido com produtos naturais, com o objetivo de minimizar a poluição provocada pelas beatas de cigarro mas também para mitigar o hábito de atirar as beatas para o chão de modo a promover a sua reciclagem.
Projetos como estes são os grandes responsáveis pelas organizações de festivais adotarem políticas de sustentabilidade ambiental de modo a reduzirem a pegada ecológica e melhorar a experiência do público, artistas e colaboradores.
O aparecimento de alimentação mais saudável pode constituir outro dos eixos que irá promover as boas práticas por parte do público que o visita.
A união destes projetos com os festivais de música agrada a todos os festivaleiros e contribui para a preservação ambiental.
Deverá ser uma tendência cada vez maior o aparecimento de festivais saudáveis, para um mundo melhor!
You must be logged in to post a comment.