Como aluna da EPAMAC e participante no projeto “Jovens Repórteres para o Ambiente” da ABAAE, tenho tido a oportunidade de explorar e compreender a importância do ambiente e da sustentabilidade na nossa escola e na comunidade envolvente. A nossa escola tem estado envolvida em várias iniciativas que visam promover a consciencialização ambiental e as práticas sustentáveis, integrando estas questões no nosso dia-a-dia e no currículo.
Este ano letivo, uma das atividades mais destacadas foi a nossa participação no programa Eco-Escolas. A nossa escola candidatou-se ao galardão Eco-Escolas, um reconhecimento internacional pela implementação de boas práticas ambientais. Para tal, desenvolvemos um plano de ação abrangente que incluiu diversas atividades, como campanhas de sensibilização sobre a reciclagem, redução de resíduos e poupança de água e energia, vermicompostagem, entre outras.
As saídas de campo do Projeto Rios foram outra atividade de grande relevância. Estas saídas permitiram-nos estudar de perto os ecossistemas fluviais, avaliar a qualidade da água e a biodiversidade presente nos nossos rios locais. Ao realizar estas atividades, não só aprendemos sobre a importância de manter os nossos cursos de água limpos e saudáveis, como também desenvolvemos um sentido de responsabilidade e cuidado pelo ambiente natural.
O projeto Polinizadores foi também uma parte integral do nosso ano letivo. Este projeto focou-se na importância dos insetos polinizadores para a biodiversidade e a agricultura sustentável. Protegemos prados de plantas nativas que atraem polinizadores e aprendemos sobre as ameaças que estes insetos enfrentam, bem como as formas de os proteger. Este projeto foi uma excelente oportunidade para compreendermos a interdependência entre diferentes espécies e a importância de preservar a biodiversidade.
Participámos ainda no projeto Greencork, uma iniciativa de reciclagem de rolhas de cortiça. Este projeto não só promove a reciclagem e a redução de resíduos, como também apoia a conservação dos montados de sobro, um habitat vital para muitas espécies em Portugal. Através deste projeto, percebemos como pequenas ações podem ter um impacto significativo no ambiente.
Outro projeto em que estivemos envolvidos foi o FoodLab, onde explorámos a sustentabilidade alimentar. Aprendemos sobre a produção local de alimentos, técnicas de agricultura sustentável e a importância de reduzir a pegada ecológica associada ao transporte de alimentos. Criámos pequenas hortas na escola e experimentámos receitas utilizando ingredientes locais e sazonais. Adicionalmente, implementamos um projeto específico sobre o combate ao desperdício alimentar.
Enfim, a lista é extensa e não se esgota por aqui, mas o trabalho não para. A participação em todos estes projetos tem sido extremamente enriquecedora. Não só adquirimos conhecimentos valiosos sobre o ambiente e a sustentabilidade, como também desenvolvemos competências importantes, como o trabalho em equipa, a capacidade de liderança e o sentido de responsabilidade social. Tudo em prol de uma comunidade ambientalmente sustentável e socialmente justa.