O Museu da Notícia alerta para a desinformação

O Museu das Notícias, News Museum, em Sintra, proporciona uma visita interativa que visa mostrar uma visão sobre a informação e desinformação na comunicação ao longo dos tempos modernos.

Já pensou que as notícias que se vê todo dia podem ser como um quebra-cabeça com peças em falta ou até mesmo erradas? No Museu das Notícias, em Sintra, vai descobrir que, como está gravada na parede, “Os média constituem o sistema mais poderoso, omnipresente e complexo criado pela humanidade”.

Este espaço lúdico e interativo alerta para os desafios da era digital, onde o acesso instantâneo à informação pode ser enganador. Num mundo inundado de notícias falsas e propaganda, o museu enfatiza a importância da literacia mediática.

O Museu das Notícias, instalado nas antigas instalações do Museu do Brinquedo, convida o público a interagir com a rádio e a televisão, proporcionando uma experiência imersiva e educativa. Homenageando grandes jornalistas e explorando momentos-chave da história, o equipamento transporta os visitantes numa viagem pela evolução da reportagem e pelos impactos dos media na sociedade.

A preocupação com a desinformação é global. A União Europeia alerta para os riscos da manipulação da informação, que podem comprometer a democracia e polarizar as sociedades. Um estudo intitulado por “Eurobarómetro standard 101” revela que 86% dos europeus consideram a desinformação uma grave ameaça, e 71% afirmam ser frequentemente confrontados com este problema.” 

Face à velocidade atual, com que qualquer informação, fidedigna ou não, é veiculada através da Internet, está cada vez mais presente a preocupação sobre a disseminação de conteúdos não validados colocando em causa o debate livre e informativo e, consequentemente, fragilizar a estabilidade das sociedades democráticas.

A propaganda acompanha a Humanidade a par da comunicação. A Igreja Católica batiza-a e é explicado, para quem visita a página oficial do museu, já foi abençoada pelo Papa, já foi serviço público e objeto de carreiras respeitadas. No entanto revoluções, guerras ditaduras alteraram o seu significado ao longo do tempo e atualmente, fruto de conflitos modernos, tem uma conotação depreciativa.  

Diogo Sousa, Ema Martins, Vitória Santos