O azeite alimentar usado tem-se tornado um grande problema na sociedade atual, por ser frequentemente descartado de forma errada após a sua utilização, nomeadamente através do esgoto.
Com o descarte inadequado do azeite de fritura, esta ação poderá contribuir, por exemplo, para o aumento da poluição da água do mar.
Na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, os alunos pertencentes à Brigada Eco-Escolas encontraram uma solução possível para resolver este problema. No laboratório de Química, utilizando como reagentes o azeite alimentar usado, hidróxido de sódio e água destilada produziu-se o sabão necessário para obter 30 sabonetes. Este processo demorou pelo menos um mês, pois os sabonetes tiveram que permanecer em fase de cura até se atingir um pH adequado para que os sabonetes possam entrar em contato com a pele sem causar problemas dermatológicos.
Estes sabonetes produzidos utilizando o azeite alimentar usado foram colocados nas casas de banho da escola. Desta forma os alunos da Brigada Eco-Escolas contribuíram para solucionar um problema evitando o descarte deste resíduo nos esgotos e reciclando-o num produto útil para a lavagem das mãos.