Sementes da Vida

Recolhe, cuidadosamente, sementes de plantas aromáticas. Coloca-as, devidamente identificadas, num envelope com carinho. Depois seleciona a melhor terra biológica e armazena-a num pequeno saco de serapilheira. Junta os dois elementos e tens o presente perfeito e original para um professor, habituado a semear conhecimento e a cuidar das suas plantas.

Esta foi a ideia da Eco-Escola para colaborar, com o clube Ubuntu, na celebração do Dia do Professor, que decorreu no final de tarde do dia 11 de outubro, na Biblioteca da AEV.

A convite do clube Ubuntu, os docentes juntaram-se, num lanche de convívio, animado pela música e pela declamação de poemas. Este foi o momento escolhido para a divulgação do resultado dos trabalhos elaborados na atividade de receção aos professores. Foi, por isso, interessante ver a emoção dos professores ao reconhecerem o seu poema e a alegria de relembrar um dia bem passado.

No final, houve ainda a distribuição de um presente original: um Kit especial composto por um envelope com sementes e um pequeno saco de serapilheira contendo terra biológica. Os professores foram convidados a reutilizar recipientes de vidro, semeando o conteúdo do Kit. Depois, cada professor deveria documentar, através de fotos ou vídeos, o processo de sementeira e o crescimento das ervas aromáticas ou flores plantadas, partilhando-o com a comunidade escolar.

Esta ação reforça o compromisso da Eco-Escola com a sustentabilidade e a promoção de práticas ecológicas entre toda a comunidade educativa.

O resultado final valerá, certamente, um poema. Cá estaremos para o documentar!

Maria João Moreira, Salomé Moreira