Uma Hora pelo Planeta sobre… Separação de Resíduos

Como todas as atividades humanas, o escutismo e a sua vivência não são imunes à produção de resíduos. Sejam estes restos de materiais de papelaria gastos para fazer uma apresentação de projeto ou a prata e o guardanapo que embrulham a sandes que levamos para a caminhada, a separação devida destes resíduos é fundamental para um escuteiro cumprir a sua promessa de ser "amigo das plantas e dos animais".

Foi no passado dia 22 de março que 22 lobitos, exploradores, candidatos a dirigente e dirigentes do Agrupamento 68 – Salvaterra de Magos tiveram a oportunidade de trabalhar a temática da separação de resíduos, de forma a assinalar a Hora do Planeta 2025.

Através do Jogo da Reciclagem, estes escuteiros não só exploraram os diversos ecopontos que existem ao dispôr para a separação devida dos nossos resíduos, como ainda tiveram a oportunidade de discutir e desmitificar ideias erradas quando aos ecopontos indicados para se colocar cada resíduo. Os resíduos utilizados neste jogo são os que geralmente são produzidos nas atividades normais do ambiente escutista: papel pintado, pacotes de sumo, guardanapos sujos, papel de alumínio, cartão, embalagens de plástico descartável, entre outros.

Esta dinâmica permitiu os escuteiros discutirem e aprofundarem em grupo as suas ideias quanto à separação de resíduos de uma forma divertida e didática, bem como refletirem sobre as suas decisões pessoais e familiares relativamente a esta temática. Tiveram ainda a hipótese de pensar em formas de fazer chegar as suas aprendizagens à comunidade de Salvaterra de Magos, que serão utilizadas para estruturar um projeto de sensibilização ambiental no futuro.

Agrupamento 68 - Salvaterra de Magos