Plásticos na Agricultura
A utilização dos plásticos na agricultura afeta bastante a poluição dos meios marinhos, entre eles, a utilização de plásticos para cobrir plantações de alimentos fora de época, estufas cobertas de plásticos e até sementes revestidas do mesmo.
De acordo com as investigadoras o plástico mais utilizado neste setor é o polietileno e este é o mais usado nas “mantas” que servem para cobrir as plantações porque é barato e tem uma grande durabilidade. O grande problema dessa utilização é que, os micro plásticos presentes neste material vão contaminar algumas plantas, podendo algumas, senão muitas, acabar por morrer,l. No entanto, também existem alguns tipos de plantas que conseguem armazenar micro plásticos dentro das suas células mas que não lhes fazem grande diferença.
Alternativas
As investigadoras disseram-nos que para combater este problema foi criado um tipo de plástico que é biodegradável e que faz o mesmo trabalho que o outro. O único problema é que este é mais caro e pode ser menos resistente quando comparado ao atual utilizado.
Também contaram-nos que a ONU criou uma série de regras que os agricultores devem cumprir, tal como apresentar um livro de campo com o que se pretende fazer no campo durante a época de cultivo para melhor controlar o uso de plásticos.
Ecossistemas marinhos
Uma das principais consequências da utilização destes plásticos é que podem ir parar ao meio aquático, porque quando chove, os micro plásticos que estão no solo escorrem ou infiltram-se em aquedutos superficiais e podem ir parar a rios ou lagos e por fatores como o vento e chuva pode ser arrastado e acabar no mar poluindo assim o ecossistema marinho.
Conclusão
O uso de plásticos na agricultura anda fora de controle e devemos tentar controlar ao máximo esta situação para que o nosso planeta seja mais sustentável.
You must be logged in to post a comment.