Notícia
Colapso do Passadiço nas praias de Ílhavo
No dia 24 de fevereiro de 2025 o passadiço que fazia ligação pedonal entre a praia da Barra e a praia da Costa Nova colapsou, devido à forte erosão das marés e ao avanço do mar.
A monitorização da zona está a ser realizada pela Câmara Municipal de Ílhavo, a Proteção Civil e a Polícia Marítima da região, que estão em contacto com a Agência Portuguesa do Ambiente.
Nos últimos anos o mar avançou cerca de 20 metros, obrigando a alterar o traçado inicial em alguns dos pontos do percurso. O passadiço em madeira permitia a todos fazer caminhadas, ver o mar e observar a fauna e a flora da região litoral entre o farol e o final da Costa Nova. Todos podiam explorar a beleza natural desta região do litoral entre as as duas praias, tendo várias entradas de acesso ao longo do seu percurso.
O motivo para a construção destas estruturas com mais de um quilómetro, foi a recuperação e a estabilização do cordão dunar, protegendo o litoral e as populações dos riscos da erosão costeira, e a verdade, é que mensagens de sensibilização para a importância da proteção das dunas não faltam ao longo de todo o percurso! Foram também colocadas como modo de prevenção das plantas autóctones para a fixação das areias na duna.
Apesar da queda de passadiço nem tudo está perdido! Este acontecimento serviu como alerta para uma das muitas consequências das nossas ações e só temos de evoluir a partir dele. Até porque, se o passadiço colapsou é porque o mar chegou até aí e sem o passadiço esse avanço de água podia ter chegado às populações!
You must be logged in to post a comment.