Tema JRA: Água e Mar

Tempestade Kristin no município de Ílhavo

Tempestade Kristin no município de Ílhavo

A verdade é que o município de Ílhavo acabou por passar entre os “pingos da chuva” e nada de muito grave tem a lamentar, no entanto, os efeitos das rajadas de vento que chegaram aos 140 km/h fizeram-se sentir, principalmente perto da zona das praias.

Redes Fantasma: principais causas, consequências e eventuais soluções

Redes Fantasma: principais causas, consequências e eventuais soluções

Integrado nas atividades da Unidade Curricular de Planeamento e Gestão de Resíduos, do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL-IPL), os estudantes dão a conhecer o fenómeno das Redes Fantasma — equipamentos de pesca perdidos ou abandonados no mar que continuam a capturar e matar vida marinha, prejudicando os ecossistemas oceânicos. Com o convidado, André Manteigas, discutem as causas, como a perda acidental durante tempestades ou o descarte inadequado, e as consequências ambientais para a vida marinha. Abordam também soluções potenciais, incluindo práticas de prevenção, educação ambiental e esforços de remoção e reciclagem para mitigar este problema.

Bebedouros – económicos e confiáveis

Bebedouros – económicos e confiáveis

Sabias que a água dos bebedouros públicos em Portugal é da mesma qualidade da que bebes em casa? Sim, é potável, segura e… gratuita!
A água canalizada em Portugal é sujeita a análises rigorosas. Mais de 99% cumpre todos os critérios de qualidade da União Europeia. Estão em parques, escolas, universidades, praias e centros urbanos. Os bebedouros são uma solução prática, sustentável e amiga do ambiente.
Em média, um português consome mais de 100 garrafas de plástico por ano. Se cada um usasse os bebedouros, poderíamos evitar toneladas de resíduos.