Redes Fantasma: principais causas, consequências e eventuais soluções
Integrado nas atividades da Unidade Curricular de Planeamento e Gestão de Resíduos, do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL-IPL), os estudantes dão a conhecer o fenómeno das Redes Fantasma — equipamentos de pesca perdidos ou abandonados no mar que continuam a capturar e matar vida marinha, prejudicando os ecossistemas oceânicos. Com o convidado, André Manteigas, discutem as causas, como a perda acidental durante tempestades ou o descarte inadequado, e as consequências ambientais para a vida marinha. Abordam também soluções potenciais, incluindo práticas de prevenção, educação ambiental e esforços de remoção e reciclagem para mitigar este problema.
Bebedouros – económicos e confiáveis
Sabias que a água dos bebedouros públicos em Portugal é da mesma qualidade da que bebes em casa? Sim, é potável, segura e… gratuita!
A água canalizada em Portugal é sujeita a análises rigorosas. Mais de 99% cumpre todos os critérios de qualidade da União Europeia. Estão em parques, escolas, universidades, praias e centros urbanos. Os bebedouros são uma solução prática, sustentável e amiga do ambiente.
Em média, um português consome mais de 100 garrafas de plástico por ano. Se cada um usasse os bebedouros, poderíamos evitar toneladas de resíduos.
Oceano Contaminado: O Impacto dos Resíduos Hospitalares na Vida Marinha e na Saúde do Planeta
O descarte inadequado de resíduos hospitalares nos oceanos continua a ser uma ameaça ambiental e à saúde pública. Durante a pandemia de COVID-19, houve um pico crítico, com cerca de 26 mil toneladas de plásticos médicos lançados no mar. Atualmente, embora o volume tenham reduzido, o problema persiste, especialmente em países com falhas na gestão de resíduos. Máscaras, luvas e outros materiais descartáveis de uso hospitalar ainda são encontrados em praias e ecossistemas marinhos,
afetando a vida aquática e contribuindo para a poluição por microplásticos. A falta de fiscalização e reciclagem agrava o quadro, tornando urgente a adoção de políticas sustentáveis e a gestão adequada e responsável.

You must be logged in to post a comment.