Tema JRA: Cidades e Mobilidade

Coronavírus – Sustentabilidade imposta à humanidade

Coronavírus – Sustentabilidade imposta à humanidade

Portugal encontra-se atualmente em quarentena devido ao coronavírus. No entanto, esta nova realidade tem revelado indícios de que alguns indicadores de poluição diminuíram drasticamente, motivados pela desaceleração da produção industrial e do turismo de massas. Todavia há um aspeto que está no pensamento de muitos, a exposição excessiva à dependência externa de produtos de primeira necessidade. Face a isto, surgem pequenas soluções que poderiam tornar a nossa sociedade mais sustentável. Algumas dessas soluções passam por ter uma horta em casa ou até uma galinha, que poderiam aliviar o frenesim causador de atos de açambarcamento que observamos com maior regularidade.

COVID-19: Consequências ambientais

COVID-19: Consequências ambientais

O COVID-19 é a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2). Esta epidemia começou há 3 meses e já se começa a sentir diferenças nas nossas vidas. Mas, quais serão as consequências desta no ambiente?

Gostas da vista? Preserva-a!

Gostas da vista? Preserva-a!

Portugal foi eleito o melhor destino do mundo de 2019 e ganhou 13 “óscares” de turismo, atraindo um ‘tsunami’ de turistas. Esta massificação do turismo traz sérios impactos ambientais, deixando problema à vista de todos… o lixo e a destruição os espaços envolventes, fazendo assim com que o destino mais apetecível se torne o pesadelo para os outros. Para se manter a excelência de Portugal é preciso um turismo mais sustentável e responsável. Admira-o, mas respeita-o!

A poluição da Publicidade Tradicional

A poluição da Publicidade Tradicional

As ruas das cidades estão a ficar comprometidas pela publicidade, fruto do consumismo sem controlo.
Os anúncios publicitários fazem parte das nossas vidas, todos nós já nos deparamos com um flyer no carro, folhetos de supermercados e lojas na caixa do correio, cartazes em mobiliário urbano… Até poderão ter alguma utilidade, divulgar algo como, um produto, um evento, com o objetivo de cativar o público, mas quem limpa o local?