Tema JRA: .TEMAS de REPORTAGEM

Um novo R na Gafanha – reparar computadores

Um novo R na Gafanha – reparar computadores

Nos últimos tempos os professores de informática do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré têm-se juntado na escola sede para reparar computadores. Estes foram oferecidos ao Agrupamento, por diversas pessoas da comunidade local.
Objetivo – reutilizar computadores – o que não serve para uns é útil para outros.
Mas nem todos os computadores estão prontos a utilizar. Primeiro são analisados para verificar o que é necessário reparar. De seguida faz-se um processo de limpeza do ambiente de trabalho para que não haja rasto de quem os oferece. No final os computadores são limpos por dentro e por fora para que os alunos os recebam como novos.
Para os que recebem os computadores é uma felicidade imensa pois assim podem participar com os seus colegas nas aulas síncronas! Para quem os oferece é também uma satisfação saber que foram úteis.

Ribeira da Lage, em Oeiras: sinais de contaminação comprometem potencial ecológico

Ribeira da Lage, em Oeiras: sinais de contaminação comprometem potencial ecológico

Há espécies que ajudam a estudar os ecossistemas em que habitam, pela capacidade de integrar e refletir as condições do meio. É o caso dos macroinvertebrados bentónicos, usados num estudo para avaliar a qualidade ambiental da Ribeira da Lage, em Oeiras. Identificaram 16 famílias destes animais, o que segundo o índice biológico BMWP revela sinais de contaminação.

Bufo-Real

Os desafios UHU surgem de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional.
A inspiração dos desafios UHU às escolas vem do “mocho UHU” ou bufo-real (a maior ave de rapina noturna da Europa) que emite o som uhuuu e que habita também a floresta onde se localiza a fábrica da UHU na Alemanha. A presença da UHU nas Eco-Escolas visa alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular. No cumprimento desta Missão pretende-se ainda dar a conhecer às escolas a UHU renature, criada a pensar na minimização da pegada ambiental.

Aves

Aves

Este desafio tinha como objetivo principal dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar, dando particular enfoque à diversidade de aves. Como estavamos em confinamento, o trabalho foi direcionado não ao espaço escolar, mas sim ao espaço envolvente da casa de cada aluno, que participou.