
Despertar para a Cidadania – Trabalho das DAC’S – 5ºB
No âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular e subordinado ao tema aglutinador do 2º Período, “Despertar para a Cidadania”, os alunos do 5ºB do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva desenvolveram um projeto interdisciplinar que culminou com o vídeo publicado. Foram desenvolvidas competências transversais a todas as disciplinas. Este trabalho teve como principais objetivos a identificação dos principais resíduos que os alunos mandam para o chão, reconhecer as principais consequências destes comportamentos e sugerir/adotar medidas de sensibilização a toda a comunidade escolar. O projeto teve início com várias brigadas de limpeza dos espaços verdes da escola e posterior separação e catalogação dos resíduos. Seguiram-se trabalhos de pesquisa, tratamento de dados, construção de maquetes, reciclagem de papel, montagem do vídeo e projeção deste último a toda a comunidade escolar. A mensagem final foi:”NÃO DEITES O LIXO PARA O CHÃO”.

A Arte de Reutilizar!!! Simpósio Arte & Sustentabilidade
Inserido no “Simpósio Arte & Sustentabilidade”, que decorreu entre os dias 1 e 12 de outubro de 2018, promovido pelo grupo dst, através da Zet Gallery e o Instituto para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho(IBS), o projeto “A Arte de Reutilizar” desenrolou-se através de tutorias pedagógicas, em que os alunos de três escolas de Braga foram desafiados a construírem uma obra de arte que respeitasse o conceito do simpósio, como o mote da economia circular.

Consciência
A natureza é uma tela em branco, cabe a ti pinta-lá!

Bioconstrução: uma alternativa para o futuro
No concelho de Castelo Branco, mais precisamente na freguesia do Freixial do Campo, existe uma fazenda com dois hectares cujos proprietários se dedicam à permacultura, de forma a adotar ações que diminuem o impacto causado pelo homem, nomeadamente através da bioconstrução, um tipo de construção onde a preocupação ecológica está presente deste a conceção até à ocupação dos edifícios.
You must be logged in to post a comment.