No caminho da Diversidade Alimentar

A escola é um local de aprendizagem e, consequentemente, um espaço impulsionador de mudanças, ou assim deve ser… Para esse objetivo, contribuem um conjunto de instituições que, em colaboração com a comunidade educativa, propõem desafios e problemas para incentivarem os jovens a inovar e a participar criticamente nas mudanças sociais necessárias para promover a sustentabilidade do nosso planeta no século XXI.

Imbuída desse espírito transformador, a professora Maria Celestina Henriques desenvolveu, com os alunos do 12º CT1, um projeto criado pela Foodshift Pathways, que visa, de uma forma inovadora, transformar os sistemas alimentares atuais, tornando-os mais sustentáveis, resilientes e equitativos. Este objetivo obriga, naturalmente, a uma reconfiguração da produção, distribuição e consumo de alimentos, visando reduzir os impactos ambientais, melhorar a segurança alimentar e impulsionar a justiça social.

O desafio apresentado aos alunos era promover a diversidade alimentar, partindo de um diagnóstico à alimentação da Comunidade Escolar. Um inquérito sobre hábitos alimentares na escola revelou a falta de diversidade nas refeições. Como este não é um problema circunscrito à comunidade escolar, os alunos organizaram um evento comunitário para analisar os dados recolhidos e procurar soluções. Foi assim que nasceu a ideia de dinamizar uma campanha para divulgar cabazes de produtos frescos da Cooperativa Agrícola de Valongo e criar um vídeo promocional para o projeto “O Mercado”, parte do Plano Municipal de Saúde.

Inaugurado em 2022, “O Mercado de Valongo” é um projeto comunitário que revitaliza tradições e gera a sustentabilidade. Oferece produtos frescos locais, utiliza embalagens biodegradáveis, promove compostagem comunitária e organiza workshops ecológicos. Além disso, resgata tradições culturais com artesanatos e eventos musicais, fortalecendo os laços comunitários e proporcionando um local justo para pequenos produtores e artesãos venderem seus produtos.

Estava encontrado o parceiro ideal para o projeto e o resultado é este vídeo, com as alunas Ana Ferreira e Carolina Machado!

A escola é, como sabemos, o produto da sociedade, mas não é uma instituição passiva e, por isso, estimula a mudança informada e ajuda a transformar comportamentos. Sê um agente de mudança e promove a sustentabilidade e a diversidade alimentar! Há um Mercado à tua espera!

O MERCADO