Este projeto foi desenvolvido em várias etapas, começando pela pesquisa sobre os problemas enfrentados pelos mares e oceanos, como a poluição por plásticos, a sobrepesca e as alterações climáticas, que serviu como ponto de partida para consciencializar os colegas de turma, professores e a comunidade escolar sobre a importância da preservação marinha. Não foi tarefa fácil! Implicou uma ação concertada de sensibilização da comunidade educativa, através de palestras, workshop e atividades práticas sobre temas da biodiversidade marinha, como a importância das florestas marinhas e os microplásticos, a redução do consumo de plástico e conservação dos ecossistemas marinhos.
A motivação teve início no Festival da Imaginação Coletiva, dinamizado pelo município em parceria com a nossa escola. Depois, promoveram-se ações práticas de limpezas das margens do rio Ferreira e incentivou-se a participação em programas de monitorização da qualidade da água, como o projeto de ciência cidadã “Plastic Pirates – Go Europe!”.
O entusiasmo dos nossos jovens convenceu a Câmara Municipal de Valongo, o Parque das Serras do Porto, o CIIMAR e a SPECO, que facultaram recursos materiais e experiência técnica, essenciais para concretizarmos o projeto.
A par da melhoria visual do espaço, este projeto promoveu ainda a redução do uso de plásticos descartáveis na escola e a adoção de práticas mais sustentáveis por parte dos alunos e funcionários. Foi essencial para consciencializar a comunidade escolar do impacto que pequenas ações individuais podem ter na preservação do ambiente marinho e na manutenção da biodiversidade.
O mar começa, efetivamente, em cada um de nós e juntos podemos garantir um mundo sustentável para as gerações vindouras, por isso somos todos convidados a partir pelo Azul do sonho para encantar!