O Futuro da Sustentabilidade

O Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, situado Parque Verde da Várzea, existe desde 2004
ceaTV

Fig.1 – O Centro recebeu cerca de 12000 visitantes desde 2013.

O Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, situado Parque Verde da Várzea,  existe desde 2004 e tem como objetivo desenvolver diversas atividades de cariz ambiental, junto da população da região Oeste. Na construção deste edifício, foram tomadas em consideração, um conjunto de preocupações a nível da sustentabilidade ambiental.

Camuflado entre a paisagem do parque, encontra-se abaixo da linha das árvores tendo uma estrutura alongada, não interrompendo os percursos com uma passagem superior natural. No seu interior, utiliza materiais recicláveis sendo toda a sua mobília produzida em Portugal e oriunda, no máximo, de um raio de 100 km. Todo o edifício é isolado com cortiça tendo como fim manter a temperatura do mesmo. Aliado a esta estratégia, desenvolvem-se processos envolvendo o aproveitamento da energia geotérmica, que possibilita o arrefecimento durante o verão e o aquecimento no inverno.

Está igualmente presente a utilização da iluminação natural e sombreamento, através de clarabóias e janelas, aproveitando a luz solar. Este processo contribui para a diminuição do consumo de energia elétrica, que também é produzida pelos painéis fotovoltaicos incorporados no edifício.
Da mesma forma a redução do consumo de água é conseguida através da recolha de águas pluviais aplicadas na rega e no abastecimento dos autoclismos. Este último é complementado com a utilização de águas cinzentas, resultantes da lavagem das mãos.

O Centro desenvolve, frequentemente, um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas das quais se destacam visitas de estudo, ações de sensibilização e formação, exposições, entre outras. Apesar das atividades referidas, a população inquirida ainda não tem a perceção dos principais objetivos, nem demonstra interesse pelas iniciativas desenvolvidas.
Pensado para “ser um edifício de zero emissões”, segundo Vasco Batista coordenador do centro, o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras mostra ser inovador, recorrendo a novas tecnologias ambientais, prometendo ser um exemplo a seguir.

Grupo A2 – Carla Oliveira, Rafaela Silva, Juliana Santos, Guilherme Roquette, Mariana Ribeira, Jéssica Luis, Catarina Machado, Mara Silva, Henrique Antunes, Lucilia Simões, Joana Ramos, Cristina Antunes, Débora Barbosa, Iara Jóia.

Carla Oliveira, Rafaela Silva, Juliana Santos, Guilherme Roquette, Mariana Ribeira, Jéssica Luis, Catarina Machado, Mara Silva, Henrique Antunes, Lucilia Simões, Joana Ramos, Cristina Antunes, Débora Barbosa, Iara Jóia