Telemóvel e cortiça interagindo

Ikimobile, uma empresa fundada em 2015 produtora de telemóveis, faz a diferença em condições ambientais? Em termos de estrutura, esta recorre à construção de uma capa para telemóvel quase praticamente em cortiça, minimizando a produção de plásticos.

A Ikimobile, empresa inovadora em Coruche, que se concentrou em criar um telemóvel sustentável e com componentes de matérias primas naturais e optou por substituir o plástico por cortiça, pois facilita a higienização, é natural e antibacteriana, tem altualmente cerca de 30 trabalhadores, mas um volume de produção aquém dos 30 000 telemóveis que poderia fabricar todos os meses.

A primeira fábrica de telemóveis, que a nível Europeu, começou a construir telemóveis em Portugal, optou por esse caminho por se revelar o mais rentável. Bruno Cardoso, arquitecto que desempenha funções no controlo da qualidade dos produtos afirma que: “ainda não é possível ter um telemóvel feito inteiramente em cortiça, mas estão a  ser realizados estudos para que,no futuro, se possa substituir praticamente todo o plástico exterior por cortiça”.

Nos equipamentos da Ikimobilie, o exterior da capa do telemóvel é feito à base de aglomerados de cortiça provenientes das rolhas, tratado, revestido com uma fibra para que não se danifiquee com o uso.

No entanto, a cortiça ainda não se aplica a todo revestimento exterior, mantém-se a utilização de materiais provenientes de plástico. As capas de plástico são construídas através de grãos de plástico colocados dentro de uma máquina e as capas com erros de fabrico serão reutilizadas, para depois serem trituradas e retornarem à produção de novas capas.

A exportação destes produtos, com sistema operativo Android, é realizada para a Europa, África e Ásia.

 

Em curso está um novo projeto, que passa pela possibilidade de transformar as embalagens dos telemóveis em carregadores para que possam ser, com essa nova funcionalidade, utilizadas durante mais tempo. No entanto, enquanto isso não se verifica, para evitar o desperdício de material que resulta das embalagens, a empresa pode incentivar o consumidor, através de um desconto na compra do telemóvel novo, a devolver a embalagem, para que seja reutilizada.

A presença da Ikimobile no Mobile World Congress permitiu demonstrar o compromisso que empresa tem com a Natureza, pois, na exposição em Barcelona, foi colocado um sobreiro no meio de um dos expositores, para dar a conhecer ao mundo um pouco mais sobre a cortiça.

Catarina Oliveira, Joana Torres, Manuel Farias, Miguel Carvalho, Nelson Gaspar