Para o desenvolvimento do projeto junto dos alunos, a Zet Gallery convidou os artistas plásticos Ricardo de Campos e Luís Canário Rocha para assumirem a função de tutores nas escolas EB 2,3 André Soares, Secundária Sá de Miranda e Secundária Alberto Sampaio.
O eco-escolas com parceria com um projeto Erasmus+ “Got pollution? Be the solution!” abraçaram este projeto que teve como essência a reutilização de materiais em “fim de vida” e que os alunos pudessem, através da arte, dar nova “cor” e vida aos mesmos, alertando assim para o sublime conceito da economia circular.
O projeto contou ainda com uma intervenção no Estabelecimento Prisional de Braga (EP), onde o artista Ricardo de Campos foi o artista tutor e os reclusos foram igualmente desafiados a criarem uma obra de arte com materiais reutilizáveis (provenientes do próprio estabelecimento).
No dia 12 de outubro, as quatro obras foram inauguradas e apresentadas aos órgãos de comunicação social Regional e nacional, com a presença dos patronos do evento, dst grupo e o IBS da Universidade do Minho, bem como todos os dirigentes dos agrupamentos e docentes que participaram no projeto.
Este simpósio proporcionou uma oportunidade única para alunos e escolas de trabalhar num projeto com artistas plásticos de relevo, mas para além do grande impacto na cidade tem uma resultado inesperado para os reclusos do Estabelecimento prisional de Braga que executam uma obra que foi oferecida à Universidade do Minho e está exposta nesta instalações. Numa perspectiva de reinserção social foi proposta uma oportunidade de emprego aos reclusos que abraçaram esta iniciativa ambiental.
You must be logged in to post a comment.