É Possível Mobilizarmos-nos de Forma Sustentável no Porto?

O colégio das escravas decidiu participar num projeto “ Jovens Repórteres para o ambiente”. Para isso foi realizado em grupo uma investigação sobre a mobilidade sustentável do Porto.

INÍCIO DA INVESTIGAÇÃO

Nós primeiro queríamos saber se as empresas de autocarros do Porto, STCP e RESENDE, se têm autocarros movidos a eletricidade e/ou gás natural. A STCP tem 15 autocarros elétricos e 246 autocarros movidos a gás natural. Apesar de estar a começar com este novo projeto de autocarros elétricos, esta, não apresenta ainda autocarros suficientes (15). Já na RESENDE não obtivemos informação, mas pessoalmente posso dizer que esta empresa não tem autocarros sustentáveis.

 

VERIFICAÇÃO SE PODEMOS  UTILIZAR OS TRANSPORTES PÚBLICOS SUSTENTÁVEIS NO NOSSO DIA A DIA

 

Nós quisemos saber se podíamos utilizar estes transportes no nosso dia a dia. Por exemplo quando um de nós vai ao trabalho da sua mãe precisa de ir a pé e de metro, neste caminho não há níveis de emissão de dióxido de carbono, tendo em atenção que o trabalho da sua mãe localiza se na baixa. Se um de nós quiser ir da sua casa até à escola, em que a distância é de mais ou menos 17 km, aí já tem que utilizar um autocarro de Resende que o leve do norte de Matosinhos até à Boavista e daí com uma linha 402 da STCP que é movido a eletricidade, e este caminho pode ser realizado em 1h e 15min.

 

SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS NO TRANSPORTE DO PORTO

Nós pensamos em várias soluções e chegamos à conclusão, que cada pessoa e as empresas podem melhorar. As próprias pessoas podem pesquisar alternativas sustentáveis nos seus caminhos e podem informar os seus conhecidos. Já nas empresas, por exemplo, a RESENDE podia investir em autocarros elétricos ou movidos a gás natural e a STCP já que é principal empresa de autocarros no Porto, podia aumentar o seu número de autocarros elétricos.

 

FONTES:

 

Beatriz Duarte, Csongor Kiss, Sofia Almeida