Na primeira década do milénio foram vendidos apenas 29 veículos totalmente elétricos em Portugal, salvo raras exceções, as vendas de carros elétricos foram aumentando, de ano para ano. O ano de 2019 superou todas as vendas de carros elétricos dos últimos sete anos.
Os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) mostram que de janeiro a julho, foram vendidos em Portugal 4341 veículos elétricos. Isto significa que foram colocados no mercado o dobro dos veículos face a 2018, em igual período. Estes dados comprovam que os portugueses estão a aderir bem a esta nova forma de mobilidade, muito mais sustentável que os carros comuns a gasolina e gasóleo.
Dados mais específicos da ACAP mostram que a venda de automóveis elétricos em Portugal subiu cerca de 150% em 2018. A venda de automóveis elétricos corresponde a cerca de 2% das vendas totais de ligeiros de passageiros no país.
A maior adesão da população portuguesa a meios de mobilidade mais suntentável levou também à diminuição das emissões de CO2.
Segundo António Gonçalves Pereira, presidente da Associação para a Promoção Solidária da Sustentabilidade na Mobilidade Humana, os carros elétricos são uma melhor opção de mobilidade pois só contêm pegada de CO2 na sua produção,.
Defendeu aindaque, todas as desvantagens dos carros elétricos de que as pessoas falam são puros estigmas. Segundo António Pereira este tipo de mobilidade só apresenta vantagens:não produzem poluição atmosférica nem sonora,são mais eficientes, conseguem ser tão baratos quanto os carros comuns e têm menos peças.
Fontes: jornaldenegocios.pt ; eco.sapo.pt ; pplware.sapo.pt ; acea.be
You must be logged in to post a comment.