Vida sem água. Seria possível?

Uma das questões que se levanta é se a água é essencial à vida dos seres vivos na Terra. Mas será que é mesmo?

A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol, estando a 150 milhões de quilómetros deste. Assim, recebe calor na medida certa, ou seja, permite que a temperatura seja amena e que exista água nos três estados físicos, sólido, líquido e gasoso.

A água ocupa ¾ do Planeta Terra e é considerada um solvente universal. É responsável por várias funções exercidas no organismo humano, como a digestão e a absorção dos nutrientes, o transporte de sais minerais, vitaminas, açúcares… além de ajudar na eliminação de resíduos do corpo.

Para ajudar a responder à questão levantada inicialmente, o Pavilhão da Água, situado na cidade do Porto, pode ser  o local ideal para recolher diversas informações e realizar várias atividades sobre essa temática.

Ao longo do percurso, o guia que acompanha os grupos escolares vai revelando algumas curiosidades, tais como a existência de apenas 3% de água doce no Planeta ou ainda que uma simples garrafa de plástico poderá demorar até 450 anos a decompor-se.  Fica-se ainda a saber que existem dois ciclos da água: o hidrológico (Figura 1) e o urbano (Figura 2).

A água é realmente essencial para a sobrevivência dos seres vivos na Terra. Nesse sentido, quando falta água, a vida está ameaçada, uma vez que se constata que a água é a fonte de vida do planeta.

Figura 2 – Ciclo urbano da água

                       

Figura 1 – Ciclo hidrológico

Assim, e para ficar a saber mais sobre a água e a sua importância, o Pavilhão da Água dispõe, entre outras coisas, de um laboratório onde, tendo como tema central a água, podem ser realizadas oficinas com um forte caráter interativo, lúdico e pedagógico, uma ótima oportunidade para pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante a visita.

Referência de imagens:
Ciclo hidrológico, retirado do site https://2.bp.blogspot.com/-FGczdKN5BK0/VrVl3tdCIqI/AAAAAAAACnk/B0lvR2kOAaA/s1600/ciclo%2Bhidrologico.png
Ciclo urbano da água, retirado do site https://1.bp.blogspot.com/-QbteqMkTArs/Wb75y47a9QI/AAAAAAAAHGA/ptRT_4RZqlARgMIK3cYSToLDshjaqb_5QCLcBGAs/s1600/04-09-2017.jpg

 

David Trindade, nº 9, 8.ºE, Rodrigo Moura, nº 22, 8.ºE, Rodrigo Proença, nº 23, 8.ºE, Tomás Paulo, nº 24, 8.ºE