Pelas vias principais de Gualtar circula um trator que transporta um desinfetante que é pulverizado, para combater o novo inimigo global. Por contacto telefónico, o presidente da junta de freguesia de Gualtar, João Vieira, informa que o método de desinfeção foi aplicado “nos sítios onde as pessoas têm mais contactos, como nas zonas pedonais, paragens de autocarros, contentores de lixo e superfícies comerciais”. Esta desinfeção foi realizada a partir de veículo com pulverizadores que contém solução à base de hipoclorito de sódio, uma substância presente da lixívia, e água, com 2% de diluição.
Algo que pode não estar a ser tomado em consideração, é que desinfetar ruas com este produto pode ter um custo ambiental, pois este, por exemplo, a partir do escoamento das águas pluviais chega a rios, aquíferos, lagos e oceanos. Nos locais onde é aplicado, pode entrar em contacto com minerais, podendo desenvolver toxinas perigosas designadas por poluentes orgânicos persistentes, tendo em conta a sua difícil degradação. Estas substâncias tóxicas são ameaça acrescida para animais aquáticos, podendo comprometer a vida dos organismos e as suas cadeias alimentares.
Graça Freitas, diretora da DGS afirma que a utilização deste produto não é eficaz, mas é uma iniciativa recomendada e validada pelas autoridades locais de saúde por isso continua a ser opção de muitas autarquias locais.
João Vieira ainda informa que na freguesia de Gualtar mais de 600 litros desta solução saiu dos pulverizadores, acrescentando que “Tranquiliza as pessoas e dá-lhes a certeza de que estão ser acompanhadas e estamos a fazer de tudo para evitar a contaminação das pessoas”. Neste combate à SARS-CoV-2 é relevante que o poder local está a usar todas as formas para proteger as suas populações, mas há custos ambientais que advém deste esforço.
Fontes:
DN/Lusa (25/03/2020). DGS diz que desinfeção das ruas não tem efeitos na contenção do contágio. [Consultado em 28/03/2020]. Disponível em: https://www.dn.pt/pais/dgs-diz-que-desinfecao-das-ruas-nao-tem-efeitos-na-contencao-do-contagio-11984476.html
Sociedade Portuense de Drogas, S.A. (19/10/2015). Ficha de dados de segurança (reach). [Acedido em 28/03/2020]. Disponível em: http://www.grupohidromar.com.br/wp-content/themes/hidromar/download/FISPQ-Hipoclorito-de-sodio.pdf
Solvay Indupa. (11/02/2020). Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico – FISPQ. [Acedido em 28/03/2020]. https://www.solvayindupa.com/en/binaries/Technical_Bulletin_FISPQ_Hipoclorito_de_Sodio_PT-232548.pdf
SIC Notícias, (23/03/2020). Municípios usam água com cloro para desinfetar as ruas. [Acedido em 29/03/2020]. Disponível em:
You must be logged in to post a comment.