Coronavírus: destruição ou salvação?

Vantagens e desvantagens de uma pandemia que fez 25 países declararem estado de emergência.

O Coronavírus foi declarado uma pandemia, que já contabilizou 41494 mortes e 846156 infetados. Seria difícil prever a devastação e constrangimento que esta doença provoca, mas tudo são desvantagens para o ser humano e o planeta? 

Auto-estrada vazia derivado à quarentena//Sofia Lopes

A Carbon Brief aponta para alguns aspetos positivos especialmente na diminuição da poluição sonora dos automóveis, explicando que os carros deixam de circular, não emitindo ruído e deixam de libertar gases de efeito de estufa (GEE) para a atmosfera. A Agência Europeia do Ambiente (AEA), aponta para as reduções de dióxido de azoto (NO2) bem como outros gases de efeito de estufa. A redução de tráfego e de outras atividades, especialmente em cidades com medidas de contenção e zonas industriais, reforça a opinião de outras entidades de monitorização ambiental.

De acordo com Luiz Paulo Ribeiro, o diretor de vendas da plataforma de Cloud Commerce Vtex, poderão existir graves consequências para o setor da economia, prevendo prejuízos de 4.000 milhões de euros por mês em Portugal. 

Desta situação poderá ter consequências que poderão levar à morte de quase 15 mil pessoas. O Coronavírus também pode infetar de 60% a 80% da população mundial, afirma o epidemiologista Gabriel Leung, diretor de Medicina de Saúde Pública na Universidade de Hong Kong.

Bibliografia:

https://www.jn.pt/nacional/infografias/contagem-em-tempo-real-dos-casos-de-coronavirus-no-mundo-11904741.html

https://www.publico.pt/2020/03/25/sociedade/noticia/ar-portugal-europa-menos-poluido-culpa-coronavirus-1909475

https://www.carbonbrief.org/analysis-coronavirus-has-temporarily-reduced-chinas-co2-emissions-by-a-quarter

http://atarde.uol.com.br/coluna/armandoavena/2123589-pandemia-do-coronavirus-tem-lados-positivo-e-negativo-para-o-ecommerce

https://expresso.pt/internacional/2020-02-11-Coronavirus-pode-infetar-mais-de-metade-da-populacao-mundial-se-nao-for-controlado-diz-epidemiologista

https://www.quercus.pt/comunicados/2020/marco-1/5839-que-impacte-ambiental-tera-o-coronavirus