A Enguia-europeia Anguilla anguilla, conhecida como meixão (enguia na fase larvar), é uma espécie marinha que corre o risco de extinção.
Segundo o Plano de Gestão da Enguia 2009 – 2012, “o recrutamento da população de Enguia-europeia sofreu, durante as décadas de 1980 e 1990, um decréscimo de 90% em toda a sua área de distribuição.”
O meixão nasce no Mar dos Sargaços (uma região alongada no meio do Atlântico Norte) e espalha-se pelos rios e lagos europeus, onde permanece durante anos, para depois voltar ao seu local de nascimento para se reproduzir e morrer. Em Portugal, a captura de forma controlada só é permitida no Rio Minho. No entanto, a captura ilegal ocorre por todo o país. “A quantidade e o nível de infrações cometidas na pesca ilegal do meixão para venda no mercado negro, duplicou para cerca de 60 toneladas, em 2018, ao nível da Europa”.
O meixão é uma iguaria cara – 219 gramas (cerca de 650 espécimes) têm um valor estimado de 1 640 euros no mercado final (países europeus e asiáticos).
Na saída de campo Coastwatch, no dia 28 de janeiro, à Baía de São Martinho do Porto, durante a observação e registo de dados ambientais, foi descoberta uma armadilha de pesca ilegal escondida entre a vegetação ribeirinha na foz do Rio Tornada. Após esta descoberta a GNR foi contactada para vir recolher a armadilha. A armadilha é composta de rede, plástico e ferro e de formato piramidal, como se ilustra na imagem da fotografia.
(in Boletim Confluências, 2º trimestre, 2020)
You must be logged in to post a comment.