As nossas ações enquanto seres humanos têm vindo a mostrar-se completamente desligadas dos problemas que o nosso planeta Terra está a ter, no que toca à biodiversidade. Podemos definir biodiversidade (ou diversidade biológica) como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem.
Este é um conceito vulgarmente utilizado por biólogos, ambientalistas e por todos os que têm o mínimo respeito pela nossa casa. Nós, seres humanos, temos vindo, de certo modo, a esquecer as nossas origens enquanto animais racionais. Todos os seres evoluem, nós também já evoluímos, mas dia após dia, os seres humanos têm vindo a tornar-se entraves ao desenvolvimento de outras espécies.
Os seres humanos já não ligam à evolução de espécies nem à evolução ambiental, agora é tudo sobre tecnologia, só isso é que tem importância, só isso é que pode avançar, mesmo sabendo que esses avanços podem ser autênticas bombas para o ambiente, e até mesmo para nós. Com toda esta obsessão pelos avanços tecnológicos, “deitamos abaixo” milhares de habitats. Isso é mesmo necessário?
Quanto tempo é que pensam que a nossa espécie vai durar depois de todas as outras estarem extintas? Não me parece que seja muito. Nós não somos os controladores do mundo, mas continuem a tentar. Com isso levam-nos a nós também para a cova. Há estudos que dizem que cerca de 12% das espécies conhecidas estão em risco de extinção. Isto só mostra o nosso descuido e frieza em relação e este problema enorme que a maioria nem se dá conta. Um problema do qual nós somos os principais causadores.
A biodiversidade é necessária. As cadeias alimentares têm que ser mantidas e com as nossas atitudes estamos a levar tudo ao fundo. Tudo mesmo.
E já que gostam tanto de tecnologia, vamos ver se percebem de uma vez por todas o que estamos a fazer à natureza. Consideremos o ecossistema Terra como o teclado de um computador. Se uma tecla se perde, nós podemos continuar a usar o computador, remediando-nos com as restantes. Depois perdemos outra, e outra, e mais outra até não termos nenhuma, quando chegamos a esse extremo o que fazemos? Pois, mandamos para compor não é? Mas, como é que nós mandamos compor a Natureza? Nós estamos, progressivamente, a “arrancar” espécies, reduzindo significativamente a biodiversidade. Nós só vamos dar conta daquilo que estamos a fazer quando não houver retorno. Mas agora ainda estamos a tempo de parar, por isso vamos fazê-lo!
A Terra precisa de nós mais que nunca, e nós estamos, de certo modo, a virar-lhe as costas. Está na hora de parar para pensar nas nossas atitudes. Está na hora de agir em prol do ambiente. Está na hora de nos comportarmos como habitantes deste planeta e não como visitantes, respeitando-o. Está na hora de abrirmos os olhos para esta realidade, acordar e perceber que a biodiversidade está em risco por nossa causa. Está na hora de nos sentirmos pelo ambiente, pelas espécies, por tudo o que nos rodeia. Chega de fingir que nada disto importa. Temos que agir…
You must be logged in to post a comment.