Ao longo dos tempos a Câmara Municipal de Santo Tirso, tem vindo a elaborar um Plano de Melhoria da Qualidade do Ar, com a Comissão de Coordenação de desenvolvimento da Região do Norte.
Para tal realizou-se uma cerimónia, no Jardim Botânico do Porto, onde Castro Fernandes, Presidente da Autarquia Tirsense, formalizou a assinatura de um protocolo que estabelecia a aprovação de 11 medidas que tem como objetivo a redução das emissões poluentes, que são provenientes do quotidiano do nosso concelho para a atmosfera.
Com este acordo, a Comissão de Coordenação de desenvolvimento da Religião do Norte, comprometeu-se a dotar a Câmara Municipal de Santo tirso de todas as informações e ainda assumindo todo o encargo de elaborar e divulgar um Relatório de Qualidade do Ar. A Câmara assume ainda 11 medidas de implementação do concelho.
Em primeiro lugar, houve uma introdução de veículos de baixa emissão de poluentes nos pesados de passageiros e mercadorias, em seguida pretende-se alcançar uma melhoria na rede de transportes colectivos, uma diminuição da percentagem de pesados de mercadorias em circulação nos centros urbanos. Criaram-se zonas de baixas emissões com a redução do tráfego automóvel, um corte de ruas ao trânsito. Introduziram-se postos públicos de abastecimento de gás natural, realizaram-se ainda medidas para a agricultura e para as florestas, limpeza das ruas. Reduziu-se as emissões de poeiras das obras de construção civil e realizaram-se campanhas de sensibilização.
Estas medidas tem vindo a contribuir para um ambiente melhor na cidade de Santo Tirso.
You must be logged in to post a comment.