No parque pode-se encontrar uma grande variedade de fauna e flora, charcos, como também incríveis paisagens rodeadas de natureza.
Uma das grandes qualidades deste parque é a diversidade do seu património arbóreo e arbustivo. Existe 225 espécies e variedades nativas e exóticas, tendo no total 7944 exemplares de plantas lenhosas, espalhadas por todo o parque. Relativamente à fauna, esta possui mais de 60 espécies, tais como, mamíferos, aves, répteis, anfíbios, tendo esta um considerável número de espécies de invertebrados.
O charco foi criado com o objetivo de promover a biodiversidade num local de excelência para a sobrevivência da fauna e flora. Considerando que este tipo de habitats se encontra cada vez mais escasso em meios urbanos a fundação Serralves compreendeu que deveria criar as condições ideais para receber algumas das espécies autóctones aquáticas mais ameaçadas, num espaço onde diferentes espécies de anfíbios já existentes no Parque possam também desenvolver-se. O charco também permite criar um laboratório vivo, no qual Serralves desenvolve um programa educativo centrado na promoção e conservação deste tipo de habitats urbanos.
Na quinta tradicional pode-se encontrar diferentes tipos de plantas como também um hotel de insetos que tem como objetivo oferecer abrigo para insetos de várias espécies e também ao seu papel no incentivo à polinização. Ao lado deste quintal encontra-se os animais da quinta que circulam todos os dias no grande prado e são um dos principais eixos de atração do público. Estes animais para além de fazerem parte da identidade e história de Serralves também representam um património genético valioso pois, foi apostado na promoção de espécies de raças autóctones portuguesas com ovelhas, burros, patos, galinhas, cavalos, vacas, entre outros.
Serralves também desenvolve vários projetos na área da energia, água e ar em parceira com várias instituições científicas.
Com tamanha diversidade daquilo que tem para oferecer, o parque de Serralves é, sem dúvida, um dos melhores sítios para se visitar e passar o tempo.