A saída da escola, na cidade do Porto, ocorreu pelas 8:00 horas da manhã com o destino a Tondela, mais propriamente à escola EB 23 de Besteiros. À chegada os alunos do 10º ano do curso de Técnico de Multimédia deram uma breve aula de técnicas de edição de vídeo e imagem aos alunos do 5º ano, o que lhes permitirá ir mais além no seu projeto. O restante grupo da EPCampanhã ficou a conhecer a escola e o tipo de biodiversidade presente nela. Após o sucedido, o grupo de Campanhã juntou-se à turma do 5º ano de Besteiros e rumaram até ao Museu Terra de Besteiros, onde puderam conhecer a evolução do Homem no concelho, através de uma viagem no tempo romano do século XIX até ao século XX. Com início no período neolítico, passando pela romanização, pelo período medieval e chegando até à evolução do município foram-se revelando aspetos importantes como a questão do desenvolvimento industrial e a chegada do caminho de ferro.
Depois de almoçados, visitou-se o Museu do Caramulo fundado pelo Dr. Abel Lacerda. Um museu que conta a história da sua fundação e por sua vez o aparecimento de sanatórios no Caramulo, isto porque era no Caramulo que se tratava a tuberculose devido ao seu ar mais puro sentido na Europa. Com a morte de Abel Lacerda em 1957, o seu irmão, João Lacerda, dá seguimento ao seu projeto de arte. O edifício planeado por Abel Lacerda tendo sido um dos primeiros museus concebidos em Portugal com todos os requisitos modernos da museologia. O museu alberga obras de arte assim como carros e motas de coleção com a particularidade de todos estarem em plenas condições de funcionamento.
A última paragem foi na serra do Caramulo, uma zona montanhosa de origem granítica e xistosa. Com a possibilidade de subir ao Caramulinho, um magnífico miradouro, onde é possível apreciar os campos verdes e a deslumbrante paisagem enquanto se respira o ar puro.
Assim, após um dia repleto de aventura e novos conhecimentos, os alunos regressaram às suas respetivas escolas, ansiosos pela próxima oportunidade.