(Tele) Jornal Ambiental

No dia 4 de abril de 2022, em Felgueiras, os alunos da turma A, do sexto ano, Gabriel Coelho, Leonor Rio e Margarida Simões, realizaram um momento de “Telejornal Ambiental” o qual englobou duas reportagens com o intuito de alertar para as consequências que podem advir, para o ambiente, se não depositarmos os sacos de lixo nos respetivos contentores. A primeira foi feita auscultando a opinião de uma residente na zona onde se verifica a situação supracitada e a segunda traduziu-se numa entrevista ao Engenheiro Ambiental, João Moreira, da Maia, a trabalhar em Santo Tirso.

https://www.canva.com/design/DAE8XSBibtY/9xjW24Xq5wPQQ52sjKq8sQ/watch?utm_content=DAE8XSBibtY&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink

O trabalho foi realizado por três alunos da turma A do 6º ano, no âmbito do Projeto “Eco-Escolas / Jovens Repórteres”, tendo a docente de Português trabalhado em articulação com o Clube de Ambiente do Agrupamento D. Manuel de Faria e Sousa. O objetivo principal foi chamar a atenção da comunidade escolar e comunidade circundante, para o mau hábito de colocarem os sacos do lixo fora do respetivo contentor e as consequências adversas para o ambiente que aí se poderão originar.

Neste contexto, os alunos criaram um ambiente de gravação de telejornal, em que um dos alunos o apresentava enquanto as duas alunas seriam as repórteres, fora do estúdio, mostrando a situação “in loco” acima reportada e entrevistando residentes da zona habitacional das mesmas, no local onde este mau hábito se verifica (em Felgueiras). A zona de estúdio foi a sala da casa de uma das alunas, onde para imitar o teleponto usaram um cavalete de madeira, uma mesa para o locutor, o qual tinha perto de si uma caneca com água. As gravações foram realizadas na rua perto da casa da aluna, junto de contentores do lixo público onde se visualizam sacos de lixo espalhados pelo chão. Como recursos usaram microfones, o telemóvel e, posteriormente, o computador – plataforma zoom – na entrevista ao engenheiro ambiental. Neste momento, consegue-se visualizar o entrevistado em imagem maior e a entrevistadora numa janela mais pequena. Foi elaborado um guião de entrevista, seguindo as características deste tipo de texto. No final da entrevista, volta-se ao estúdio onde o locutor se despede do telejornal ambiental, agradecendo às repórteres.

Este Projeto foi elaborado por fases, tendo começado na aula de Português, com a planificação de todas as etapas da atividade a desenvolver, distribuição de tarefas pelos elementos do grupo, recursos a utilizar, a custo zero, e culminando no guião das entrevistas. Após as gravações (usou-se maioritariamente o “Canva”), houve um trabalho de edição de vídeo, tendo os alunos, inclusive, feito “bloopers” – momentos de gravação com erro. O trabalho será enviado para o Projeto Eco – Escolas / Eco -Repórteres e será publicitado na página e no Facebook do Agrupamento, podendo, eventualmente, ser publicado na imprensa digital da Câmara Municipal de Felgueiras.

 

Gabriel Coelho , Leonor Rio, Margarida Simões