No âmbito de um colaboração Internacional entre o Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa e a İzmir Private Çakabey schools (Turquia) foi desenvolvido, no presente ano letivo, um projeto denominado “Resíduos de eventos de entretenimento”.
Alunos destas escolas, que desejam um mundo mais sustentável e que contribuem para o mesmo, pretenderam, num trabalho conjunto, sensibilizar a comunidade para a redução da quantidade de resíduos resultantes das festas, sobretudo no que diz respeito à quantidade de plástico produzido e à problemática da sobreembalagem dos produtos. Esta ação insere-se nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas, chamando a atenção para a poluição causada por todos nos momentos de lazer.
Sabemos que grande parte deste resíduos não pode ser reciclada. De acordo com dados da World Wild Found, produzimos cinco biliões de toneladas de resíduos de plástco todos os anos, estimando-se que esse número aumente em 40% até 2030, nem todo podendo ser reciclado.
Considerando o impacto nosecossistemas, a poluição por resíduos de plástico é um dos maiores problemas ambientais do nosso mundo. Estes resíduos, com um peso de milhares de toneladas, acumulam-se todos os anos em vários locais da Terra, com particular destaque para os mares e oceanos onde formam acumulações não dissolvidas, como a denominada grande mancha de plástico do Pacífico. Esta é o maior depósito oceânico de lixo do mundo, tem uma área superior à de França e é, muitas vezes, referida como o sétimo continente.
Neste projeto, os alunos estudaram os momentos de lazer, os quais são, muitas vezes, focos de poluição e pensaram em formas de tornar esses momentos mais sustentáveis. Nesse sentido produziram um vídeo de sensibilização para esta problemática, transmitindo a mensagem de que é possível ter um mundo sustentável e igualmente divertido. Eles acreditam na importância de darmos pequenos passos, indivual e coletivamente, no sentido de termos um mundo livre de resíduos de plástico e, com isso, deixarmos uma marca para o futuro.
Neste projeto participaram os seguintes alunos Meldanur Şener, Batuhan Pekcan, Ceren Nil Uyar, Ece Su Acar, Deniz Akbulut, İpek Su Turgut (Turquia) e Aleksi Ville Anselmo, Beatriz Santos Reis, Mariana da Siva Reis Matos, Paulo Huang Zhu, Ricardo Fernando Pinto (Portugal) e os professores Viki Kalderon, Melis Soylu, Elif Ergönenç, Aylin Köyalan, Aslı Ceren Seçkin, Aydan Acar (Turquia) e Ana Cristina Rodrigues, Catarina Guedes e Luís Matos (Portugal)