Fundador do movimento “plogging” visitou Braga

O fundador do "plogging" e impulsionador, Erik Ahlström, esteve em Braga em visita à Escola Secundária Alberto Sampaio e à região. Esta visita do ativista faz parte da divulgação da prática do "plogging" pela Europa.

 

Erik Ahlström em ação de plogging na Escola Secundária Alberto Sampaio

Plantação de uma bétula na Escola Secundária Alberto Sampaio

O ativista ambiental Erik Ahlström esteve de visita a Portugal e passou por Braga. Passou pela Escola Secundária Alberto Sampaio, onde realizou uma palestra, e deixou uma mensagem de urgência ambiental junto aos jovens desta escola, sempre com o objetivo de sensibilizar estes jovens para o  respeito pelo meio ambiente em favor de um desenvolvimento mais sustentável. Juntamente com os estudantes, proporcionou uma sessão de plogging com o objetivo de incentivar esta prática, criada por ele mesmo. De forma simbólica foi plantada uma bétula, marcando a ligação deste homem com o planeta e com todos os alunos que acompanharam a sua ação. O ativista referiu que o lixo, “It’s not trash, it’s my planet”, e que, como tal, é importante olharmos para o planeta como algo nosso e, pelo que,   devemos cuidar dele com “ações altruístas e positivas”.

Em deslocação pela Europa na sua autocaravana, Erik Ahlström tem como missão sensibilizar os cidadãos, em específico as crianças e os jovens para a prática de plogging, movimento que este sueco fundou em 2016. Esta prática consiste numa atividade desportiva que associa a atividade física, caminhada ou corrida, a atos amigos do ambiente, neste caso a recolha de lixo em espaços públicos, como vias, praias, florestas e matas. Em vez de correr só pelo exercício, corre-se com um propósito. Este movimento pode ser realizado em grupo ou individualmente, apenas sendo necessário “um saco de lixo, luvas e atitude positiva”, segundo Erik Ahlström.

Para além das ações ambientalistas decorridas na cidade dos arcebispos, o ativista deslocou-se à  freguesia de Palmeira. Aí teve contacto com o legado de Ernesto Korrodi, um dos pioneiros e dos mais bem sucedidos arquitetos da Arte Nova em Portugal, através de uma caminhada nas imediações da Igreja Paroquial e do Palácio D. Chica. Após o primeiro dia dedicado à comunidade bracarense, foi recebido por Ricardo Rio, o presidente da Câmara de Braga, no Salão Nobre, e mais tarde esteve com jornalistas. Visitou os túmulos de D. Henrique e D. Teresa junto ao Claustro da Sé de Braga e, por fim, o Jardim de S. Bárbara e a exposição de João Medeiros, “Filatelia do Mundo- Entre a Fauna e a Flora”. 

Sessão para os alunos da Escola Alberto Sampaio

 

Emma Elisabete Henry Martins