A PneuGreen é composta por duas empresas que trabalham em conjunto, a PneuGreen Recolha e Reciclagem de Pneus, que tem o objetivo de prestar um serviço de qualidade e excelência, quer na receção, quer na recolha de pneus em fim de vida e contribuir para um mundo melhor e mais sustentável, procurando em cada patamar de atuação responder de forma a minimizar os impactos ambientais, deixando às gerações futuras um planeta mais limpo, e pela PneuGreen Pavimentos, que tem a missão de fabricar produtos em borracha reciclada que visem a qualidade e a sustentabilidade, transformando a borracha proveniente do pneu em fim de vida em produtos de qualidade e ecológicos que maximizam o aproveitamento de resíduos.
Segundo Carla Mota e Joana Tavares, sócias-gerentes da PneuGreen, juntas desde 2010, têm enfrentado todos os desafios do mercado e têm feito uma grande aposta no crescimento de ambas as empresas, pautando sempre a sua filosofia de negócio por um crescimento sustentado. As suas formações curriculares em gestão de empresas, sociologia e marketing, têm ajudado a construir os seus projetos. Primam pela valorização dos seus recursos humanos, apostando na sua formação, situação que tem ajudado a empresa a garantir a qualidade e a excelência dos produtos e serviços que comercializam.
As empresas são certificadas e vistoriadas por entidades externas, auditorias estas que conferem a ambas as empresas certificação na área do Ambiente e do Produto, sendo atualmente a PneuGreen Pavimentos reconhecido como PME Líder, um selo de reputação criado pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) para distinguir o mérito das Pequenas e Médias Empresas (PME) nacionais com desempenhos superiores.
Situada na zona industrial das Gaeiras, freguesia do município de Óbidos, a empresa tem conseguido alcançar a sua missão de reciclar a borracha proveniente de todos os pneus recolhidos pela Pneugreen Recolha e Reciclagem de Pneus na zona oeste, que são posteriormente enviados para triturar. A empresa, sendo um dos vários pontos de recolha de pneus usados, integrado na rede de pontos de recolha associada à Valorpneu, entidade gestora de pneus usados, recolhe mensalmente cerca de 330 toneladas de pneus, os quais são submetidos a uma rigorosa triagem. Cerca de 93% dos pneus que são recebidos são enviados para reciclagem e os restantes 7% são encaminhados para valorização energética.
Com base nos princípios da economia circular, a exploração do granulado de borracha tem como objetivo maximizar o seu reaproveitamento. A fragmentação e a separação dos fragmentos do pneu, são um processo que se integra na economia circular por não haver emissão de gases poluentes no processo e todos os materiais são devidamente separados e reciclados. Posteriormente todo o granulado de borracha no seu final de vida pode ser triturado e reinserido na produção.
A PneuGreen conta com um portfólio diverso em soluções para pavimentos variando entre granulometria, cor, espessura e modo aplicação/fabrico, de forma a chegar aos resultados pretendidos.
Um dos exemplos é o pavimento granulado de borracha que é utilizado maioritariamente em parques infantis, sendo constituído por ligante de poliuretano, granulado de pneu usado e pigmento, que tem uma grande utilização devido à obrigação da aplicação nos parques infantis públicos e privados. Este produto pode ser também utilizados para pavimentos de espaços desportivos ou até em redor dos ecopontos.
De acordo com Carla Mota e Joana Tavares, apostar em inovação, sustentabilidade dos recursos e reaproveitamento de resíduos gerados no processo produtivo, é o grande desafio presente e futuro da PneuGreen. Agregados a um setor de forte componente ambiental e segurança, a empresa procura construir em cada produto uma ligação forte com aquilo que são as políticas dos 3 R´s.
Através de alternativas sustentáveis, a empresa encara o futuro no sentido de inspirar os jovens de hoje em dia a tomar iniciativas mais sustentáveis, e a desenvolverem capacidades de empreendedorismo, para que no futuro cooperem para um mundo mais saudável e melhor. “Podemos observar que através de algo inacabado e quase sem esperança, se pode promover uma segunda vida para os materiais. A PneuGreen Pavimentos é uma aposta na economia sustentável…”, concluem.
You must be logged in to post a comment.