Na antiga Quinta das Terezinhas, com uma área de 3,5 hectares, foi erguido em 1898 o Colégio Valsassina que usufrui da forte presença de um ambiente “natural”, propício ao desenvolvimento de uma forte consciência ecológica alicerçada na elaboração de projetos. Neste pequeno refúgio verde, João Gomes, atual diretor do Colégio, salienta: “para nós é impossível olhar para as coisas de uma forma diferente, quando se trabalha em projetos, seja em que área for, há um conjunto de competências que vão muito mais além daquilo que está nos manuais”. Dentro de todos estes projetos e atividades, João Gomes reforça a influência dos projetos de voluntariado, relativamente aos projetos de atividades, referindo: olhamos para estas atividades de voluntariado como algo que pode fazer parte da formação dos alunos, mas também dos funcionários e professores”. A mentalidade ousada que desde sempre foi adotada por esta instituição, propiciou a proximidade e boa relação com as associações locais da Freguesia onde se insere, quer através de projetos de natureza social, quer através de iniciativas centradas no ambiente e sustentabilidade.
O Programa Eco-Escolas, que visa promover a sustentabilidade e boas práticas ambientais, teve início no Colégio Valsassina em 2003. Desde então, o Colégio tem realizado diversos projetos onde, tanto os alunos do 1º ciclo até ao secundário, docentes e não docentes, como a restante comunidade, estão envolvidos com o objetivo de sensibilizar, educar e aprender mais sobre o desenvolvimento sustentável. João Gomes, enfatizando um dos motivos para a adesão ao programa, conta que “quando falamos em Eco-Escolas inevitavelmente pensamos num programa que tem uma metodologia de um conjunto de passos e simultaneamente, um conjunto de princípios e valores ligados à ecologia”. De entre os projetos mais significativos destacamos o Low Carbon School, e o mais recente Roteiro de Sustentabilidade 2030 que ainda está a ser desenvolvido.
Da Low Carbon School ao Roteiro de Sustentabilidade
O Low Carbon School consiste num projeto onde a escola cria um plano de redução do consumo de energia para controlar as emissões de carbono. “Valsassina: Low Carbon School” é o nome do projeto de investigação, sensibilização e ação que pretende, ao nível local, combater as alterações climáticas e pôr em prática políticas sustentáveis na área da energia e transportes. O projeto decorreu entre 2007 e 2012, tendo sido possível diminuir a pegada carbónica do colégio em 50%. O Valsassina assume-se como a primeira “Low Carbon School” de Portugal. Ou seja, uma escola onde as preocupações com o impacto no clima estão integradas na gestão quotidiana, com benefícios económicos e sociais.
Dando continuidade ao terminado projeto “Low Carbon School”, está em desenvolvimento o “Roteiro de Sustentabilidade”. Este roteiro pretende funcionar como uma “agenda” onde são definidas metas intermédias que deverão ser cumpridas até uma determinada data-limite e tem como base a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que é constituída pelos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.
O Segredo são as Parcerias
O segredo de todos estes projetos é o trabalho em parceria com várias Instituições como por exemplo: Fundação Calouste Gulbenkian, instituição CERCI, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade Católica, fórum do Oceano, SaeR, GCE Ocean Technology, entre outros. Destas parcerias, surgiram projetos que procuram o envolvimento dos alunos na comunidade. É o caso do projeto Escola Solar, promovido pelo festival Rock in Rio que decorre a 100 m das instalações do colégio. Em resultado deste projeto, que aconteceu somente no primeiro ano do festival, em 2008, as escolas foram desafiadas a mostrar as suas medidas de poupança e eficiência energética, tendo o Colégio Valsassina ganho como prémio dois painéis solares.
Em conversa com diversos estudantes, constatou-se que, apesar de nem todos participarem ativamente no Programa Eco-Escolas todos mostraram conhecimento pelo mesmo. Quando questionados acerca dos possíveis impactos ambientais do festival Rock in Rio, demonstraram consciência e pensamento crítico, nomeadamente ao nível dos resíduos produzidos e poluição sonora e luminosa.
Em suma, torna-se notório a importância que a realização destes projetos relacionados com a sustentabilidade têm, tanto para o próprio colégio e a sua evolução, como para o desenvolvimento intra e interpessoal dos estudantes.
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